CIDADE

Uberaba pode ganhar Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Tecnologia da Embrapa

Publicado em 23/08/2020 às 11:18Atualizado em 18/12/2022 às 08:56
Compartilhar

Foto/Marco Aurélio/PMU

O presidente da Embrapa e o secretário executivo do Mapa visitaram as instalações do Parque Tecnológico e participaram de encontro com empresários, entidades e instituições ligadas ao agronegócio, tecnologia e inovação

O prefeito Paulo Piau se reuniu nesta sexta-feira (21) com o presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Moretti e com secretário executivo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Marcos Montes. O encontro foi realizado no Parque Tecnológico de Uberaba e contou com a participação de lideranças e entidades ligadas ao agronegócio, academia de startup e empresas de tecnologia e inovação.

Durante a reunião Piau entregou documento dirigido à Embrapa e ao Mapa, requerendo a implantação de Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa no Município. “Uberaba é uma cidade inovadora desde o século passado com a instituição do Parque Tecnológico 30 anos atrás. É focada no agronegócio e desenvolve conhecimento para o progresso do Brasil e do mundo, portanto, nada mais justo que continuar investindo nessa área de inovação, modernização e tecnologia”, afirmou Piau.

No encontro também foi proposta a criação do Bairro Inteligente que prevê a construção de um bairro na área do entorno do núcleo central do Parque Tecnológico e a implantação do GIS Agro (Grupo de Inteligência Setorial para o Agro) focado no compartilhamento de informações técnicas e científicas, além de políticas públicas para o agronegócio.

Marcos Montes se comprometeu em buscar a viabilidade dos projetos junto ao Mapa. “Nós estamos vivendo numa realidade diferente, num mundo de inovação em busca da sustentabilidade. É inegável a capacidade do Brasil de produção de tecnologias, de avanços, de conquistas, mas precisamos abrir as portas nessa questão da sustentabilidade e se nós juntarmos a academia e o serviço público, seremos vitoriosos. Eu firmo aqui o compromisso de dar mais esse presente para Uberaba”, ressaltou Montes.

O presidente da Embrapa reconheceu a importância de Uberaba para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Uberaba com certeza, como capital do agronegócio pode fazer muito pelo país e quanto a Unidade Mista, é uma coisa natural de acontecer, pois, já temos seis colegas aqui, então, é só ajustar esse processo contando com o apoio do Ministério. Também em relação a cidade inteligente é um projeto que nós vimos com muito interesse. A Embrapa tem uma quantidade enorme de terras no Brasil que nós queremos rentabilizar, nós queremos transformar esse ativo imobiliário em recurso para pesquisa”, concluiu Moretti.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por