CIDADE

Padre e empresários pedem retiradas dos pergolados da Praça da Abadia

O gestor da Sesurb, Cláudio Junqueira, explica que o material retirado será reaproveitado

Publicado em 23/08/2020 às 11:05Atualizado em 18/12/2022 às 08:56
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Os pergolados da Basílica de Nossa Senhora da Abadia serão retirados atendendo solicitação do responsável pelo santuário, Padre Alexsandro Ribeiro Nunes. O pedido aconteceu no início de 2019 devido a problema ocorrido no local. A demanda também recebeu o apoio de empresários locais. 

De acordo com Padre Alex, há a necessidade de revitalização, pois o santuário foi reconhecido como Basílica. “O pergolado atendeu o seu objetivo por um bom tempo. Hoje pedimos a retirada dos dois que ladeiam a Praça Nossa Senhora D'Abadia. Os pergolados escurecem a praça, impedem que fiéis e o povo em geral, à noite, circule por baixo deles. Todos sabem que o santuário foi elevado por decreto papal a Basílica e este fato remete ao potencial para o turismo religioso, também devido à beleza arquitetônica e história da igreja. Entendemos que os pergolados com as trepadeiras têm retirado a beleza da fachada principal”. 

O empresário Marcos Eustáquio Tiveron, Marquinho, também solicitou a retirada. “Agora que virou Basílica, entendemos que desfavorece a fachada. Tem pessoa em situação de rua que dorme ali e faz muita sujeira. Na frente da igreja tem luminárias bonitas e a retirada irá revigorar esse visual, trazendo mais claridade para toda a frente da Basílica. Eu concordei com o padre Alex e conversei com outro empresário aqui da praça que também concordou. Abraçamos a causa porque o padre está coberto de razão. Já passou da hora de tirar”, afirma. 

O gestor da Sesurb, Cláudio Junqueira, explica que o material retirado será reaproveitado. “É uma boa estrutura que será levada para o Horto e reaproveitada. Não será desperdiçado o que foi gasto no passado. Um profissional fará a retirada com o devido cuidado, e usaremos um caminhão para transportar”.

A revitalização da Praça da Abadia será de responsabilidade da MFA Serviços de Limpeza Urbana Ltda, que venceu o processo licitatório com um valor de R$ R$60 mil. O local onde está inserido o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, recebe anualmente centenas de fieis sendo um importante cenário do turismo religioso local.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por