CIDADE

Pais e alunos de Medicina da Uniube se preocupam com aulas práticas presenciais

Raiane Duarte
Publicado em 17/08/2020 às 16:03Atualizado em 18/12/2022 às 08:47
Compartilhar

A retomada das atividades práticas do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) está gerando apreensão. Este retorno presencial ocorreu no dia 10 deste mês. A Uniube manteve as aulas teóricas de forma virtual no 2º semestre letivo.

A preocupação é com a exposição dos estudantes a ambientes como no hospital e ambulatórios, além da própria sala de aula. Na manhã desta segunda-feira (17), um familiar de uma estudante entrou em contato com a reportagem do JM Online.

“Você passa na porta e vê o estacionamento cheio, os alunos com as mochilas. Queria saber como a Uniube conseguiu autorização para retomar as aulas presenciais?", indagou. O homem, que preferiu não se identificar, utilizou como parâmetro o Minas Consciente, lembrando que estamos na Onda Amarela, e que receia que a retomada de aulas possa nos fazer retroceder para a Onda Vermelha

A prefeitura de Uberaba ressalta que o programa Minas Consciente trata de algumas atividades que exigem especificidades próprias e regulamentos em atos próprios, como por exemplo o ensino curricular. No caso em questão, o Comitê Técnico-Científico, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, emitiu um parecer sanitário de retorno de atividades de ensino superior para a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube.

"Neste parecer é destacado que as medidas a serem adotadas pela instituição se mostram condizentes com a grave crise sanitária que assola o Município, sendo medidas capazes, a princípio, de reduzir risco de contaminação e disseminação do vírus entre os acadêmicos e demais colaboradores", aponta.

A Uniube também se posicionou quanto o assunt

“Algumas atividades práticas, impossibilitadas de serem realizadas presencialmente, estão sendo retomadas de forma gradual para que os estudantes da área da saúde não sejam prejudicados na progressão do curso. A Universidade trabalhou com a Prefeitura de Uberaba o protocolo que prevê todas adaptações para resguardar a segurança e o bem-estar de alunos, docentes e colaboradores. A Diretoria de Vigilância em Saúde, em conjunto com o Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, emitiu o Parecer Sanitário sobre as condições de realização das referidas atividades, que não chegam a impactar 5% dos alunos dos cursos presenciais da Universidade. Importante ressaltar ainda que foi disponibilizada aos alunos a opção para cursarem as atividades práticas posteriormente, caso não apresentassem as devidas condições para fazê-las no momento.”

Quanto a questão de segurança, a uniube pontuou que as instalações passaram por adaptações na estrutura física, orientadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança (SESMT) e projetadas pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMA), conforme as exigências de órgãos municipais e da saúde. Foram disponibilizados ainda itens para antissepsia e, nos casos específicos exigidos, equipamentos de biossegurança de uso pessoal. 

“Para o acesso e a circulação no campus, os alunos deverão estar com máscaras, obrigatoriamente.As medidas preventivas estão sendo divulgadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança (SESMT) da Uniube e seu cumprimento sendo rigorosamente acompanhado pelos funcionários da Instituição”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por