CIDADE

Estátua do Andarilho São Bento recebe máscara metálica

Publicado em 08/08/2020 às 08:22Atualizado em 18/12/2022 às 08:33
Compartilhar

Foto/divulgação

A estátua do Andarilho São Bento, localizada na Praça Dr. Jorge Frange, recebeu uma máscara metalizada. A iniciativa foi do uberabense e presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino. O objetivo é conscientizar os cidadãos a usarem o principal equipamento de segurança no combate a Covid-19.

Para a presidente da Fundação Cultural, Jaine Basílio, o Andarilho de São Bento está dando o exemplo. A estátua é muito querida em Uberaba e está recebendo visitações. "Vejo de uma forma positiva, é um belo exemplo para quem está com dificuldade de usar máscara no combate ao coronavírus. É uma ótima iniciativa do Dr. João Eurípedes Sabino, até porque a estátua está em um espaço cultural e São Bento representa uma figura de Uberaba".

De acordo com Eurípedes, para reafirmar essa necessidade foi preciso persistência. “Ganhei uma máscara no dentista e tive a ideia, no caminho, de colocá-la na estátua do Andarilho de São Bento. Aquilo gerou até uma visitação, ‘se ele usa máscara, por que eu não uso também?’. Passou a ser um exemplo, as pessoas batem o olho na estátua, passam a usar também. Vândalos retiraram a primeira máscara, outra pessoa colocou outra no lugar, mas também foi retirada por vândalos. Então, tive a ideia de fazer uma máscara que não daria para tirar. Peguei uma chapa metálica e uma lata galvanizada para criar. Peguei uma máscara, risquei na lata em tamanho maior para ser o molde, cortei com uma tesoura metálica e fiz a chapa ficar com o formato do rosto da estátua”. 

A estátua do Andarilho São Bento está no local há 14 anos. Foi construída no governo de Anderson Adauto. Segundo João Eurípedes Sabino, a estátua recebe grande afeição dos moradores da cidade e região, já que representa a figura de uma pessoa que "não pedia nada nem fazia mal a ninguém, apenas perambulava pelas estradas, depois se aportava em Uberaba, uma personalidade muito querida".

 

Eurípedes explica que o nome 'São Bento' surgiu de forma popular, quando as pessoas observavam as andanças do homem pelas cidades da região. "De tanto vê-lo trafegar pela região, falaram: 'esse homem parece ônibus da viação São Bento, sempre faz esse trajeto!'", contou. A estátua representa uma homenagem ao andarilho. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por