JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 23 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Testagem qualificada para Covid-19 tem demanda abaixo da expectativa

08/08/2020 - 00:00:00. - Por Daniela Brito


Secretaria Municipal de Saúde registra baixa demanda para a testagem qualificada de Covid-19 em Uberaba. O teste é disponibilizado de forma gratuita para pessoas do grupo de risco.

Segundo dados apurados junto à Companhia de Desenvolvimento em Informática de Uberaba (Codiub), até quinta-feira (6) havia 2.175 pessoas cadastradas na plataforma para a testagem qualificada.  Além disso, a SMS confirma 996 agendamentos para o exame.

O número é bem é inferior à expectativa externada pelo secretário de Saúde, Iraci Neto, ao anunciar o programa de testagem qualificada, no dia 29 de junho. Na ocasião, a previsão era que em dois meses fossem realizados de 20 mil a 23 mil testes rápidos neste método de cadastro e agendamento. Além disso, o diretor de Vigilância em Saúde, em entrevista ao Jornal da Manhã, confirmou que embora sejam feitos os agendamentos, muitos não comparecem na hora marcada para a realização do exame.

Vale lembrar que podem realizar a testagem qualificada idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Após o agendamento, a pessoa deverá comparecer no dia e local marcados para a realização do exame. O acesso à ferramenta para o cadastro está disponível à população no portal Saúde Ativa. Os casos positivos serão encaminhados para acompanhamento médico. Já os sintomáticos com resultado negativo serão encaminhados para monitoramento e, caso a suspeita continue, a pessoa poderá ser encaminhada para fazer o teste PCR.

Além desse novo formato de testagem, os exames seguem sendo realizados em locais estratégicos como asilos e hospitais. 

 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia