CIDADE

Professoras de escola municipal denunciam hostilidade no trabalho

Secretaria de Educação afirma que apurará o caso, que não foi formalizado

Carol Rodrigues
Publicado em 06/08/2020 às 14:52Atualizado em 18/12/2022 às 08:32
Compartilhar

*Reportagem alterada para inclusão de posicionamento da direção da escola Monteiro Lobato

Três professoras da Escola Municipal Monteiro Lobato, na rua Abílio Monteiro, 493, Centro, relatam desmerecimento no trabalho e outras hostilidades por parte da diretoria da instituição. As educadoras não quiseram se identificar.

As reclamantes alegam receber respostas mal-educadas nos encontros virtuais de trabalho quando solicitam esclarecimentos. Com oferta de atividades não presenciais devido à pandemia, os educadores devem participar de reuniões online promovidas pela gestão da escola e entregar à equipe pedagógica atividades que contemplem os objetivos de aprendizagem. 

“Fala que a gente tem que perguntar, mas se você pergunta, você fica com medo de perguntar porque você vai ter uma resposta ruim que acaba te deixando pior ainda do que você está”, conta uma delas. Além disso, o grupo queixa-se de humilhação e afirma que os ocorridos se estendem à mensagens de áudio.

“A gente só escuta bronca, fala que a gente não pode errar”, protesta outra educadora. Ela afirma que as professoras não formalizaram a reclamação por medo de perderem o emprego. 

A Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Semed) confirma que não recebeu denúncia formalizada sobre o assunto. No entanto, a pasta assegura que buscará conhecer o relato de todos os envolvidos para tomar providências cabíveis, caso necessárias.

Monteiro Lobato emite nota de repúdio após denúncia anônima

Escola Municipal Monteiro Lobato, por meio de equipe gestora e do quadro do magistério da instituição,  emitiu, na sexta-feira (7), nota de repúdio após três professoras relatarem, anonimamente, desmerecimento no trabalho e outras hostilidades por parte da diretoria da instituição durante encontros virtuais e em mensagens encaminhadas por áudio desde o início da pandemia.

Na nota, a Escola se diz consternada com o ocorrido, “pois a gestão sempre esteve aberta ao diálogo e jamais coibiu ou deixou de dar os devidos esclarecimentos a quem quer que seja, sempre acolheu, seus alunos, seus pais, professores e funcionários”.

Segundo o documento, trata-se de uma grande injustiça. Também é afirmado que a gestão da escola, a ouvidoria da Prefeitura de Uberaba, a Semed e o sindicato da categoria não foram procurados pelas reclamantes.

Leia a nota na íntegra:

A Escola Municipal Monteiro Lobato, através do quadro do magistério da escola e equipe gestora, vem por meio deste emitir repúdio, referente a matéria veiculada em um meio de comunicação impresso na cidade de Uberaba na data de ontem, onde manifestava a opinião e o descontentamento de três professoras sobre o trabalho da gestão escolar no que se refere às atividades remotas, propostas pela Secretaria de Educação de Uberaba. A gestão da escola, a ouvidoria da Prefeitura de Uberaba, a SEMED e o Sindicato não foram procurados pelas professoras reclamantes em momento algum para notificar os fatos. Se tratou de uma denúncia anônima. Reiteramos que três professores não representa uma equipe de 35 pessoas do magistério. Nos sentimos consternados com o ocorrido, pois a gestão sempre esteve aberta ao diálogo e jamais coibiu ou deixou de dar os devidos esclarecimentos a quem quer que seja, sempre acolheu, seus alunos, seus pais, professores e funcionários. Se trata de inverdades e uma grande injustiça, as referidas educadoras mesmo de forma anônima, jamais procuraram a gestão ou qualquer pessoa da equipe dirigente para relatar tais ocorridos. Pautamos nosso trabalho por uma educação transformadora onde o diálogo e o respeito é fundamental para o êxito do nosso trabalho. Estamos aberto e garantimos a todos que jamais deixaremos de prestar atendimento a qualquer pessoa que procurar a escola. A escola é polo na realização das Práticas Restaurativas, momento e oportunidade onde os servidores, pais e alunos, podem trabalhar suas emoções e ansiedades respeitando o sigilo e a confidencialidade. Neste momento em que estamos vivendo, temos nos desdobrados para obter êxito na entrega e na realização das atividades remotas, buscamos acolher os pais e os alunos que nos procuram. Buscamos nos aprimorar e fazer uma educação de qualidade para nossos alunos. Inclusive melhorando o IDEB com o passar dos anos. Desde 2014 trabalhamos incansavelmente para fazer do nosso ambiente escolar um segundo lar para nossos alunos, servidores e funcionários. Nosso trabalho, nossa responsabilidade falam por si só neste momento. Estamos de portas abertas para todos que quiserem conhecer nossa realidade e nossa comunidade. “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por