CIDADE

Volta às aulas de forma presencial nas instituições de ensino segue sem previsão em Uberaba

Michelle Rosa
Publicado em 05/08/2020 às 16:07Atualizado em 18/12/2022 às 08:29
Compartilhar

O governador Romeu Zema (Novo) garantiu no mês passado que as aulas presenciais nas escolas de Minas Gerais serão retomadas ainda no segundo semestre deste ano. Apesar de o governador não ter precisado uma data, mas destacou que tudo dependia da evolução da pandemia do novo coronavírus no Estado. 

Questionamos a Secretaria de Estado de Educação sobre o assunto. Por meio de nota, o órgão informou ao Jornal da Manhã que uma avaliação de meios mais seguros está sendo realizada para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos.

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está elaborando um protocolo para o retorno às aulas presenciais, em consonância com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O material será finalizado após amplas discussões e estudos realizados pela Secretaria com entidades educativas e será apresentado em breve. 

Reiteramos que as demandas da área da educação são avaliadas criteriosamente e as aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos”

Em Uberaba a situação não é diferente. Mesmo com a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva de Uberaba abaixo de 50%, o município sinaliza que as aulas presenciais possam voltar em setembro após um estudo, mas com apenas com 20% dos alunos em sala no primeiro momento. 

A Secretaria de Educação, por meio de nota informa que não houve mudanças de um semestre para outro. As aulas remotas e atividades não presenciais continuam normalmente até que haja segurança no retorno presencial, ainda sem data definida. As atividades complementares e aulas remotas podem ser consultadas nos seguintes endereços: https://www.youtube.com/channel/UCH350I4Dd-Qxnc6R60qNRAA    https://sites.google.com/uberabadigital.com.br/semed/ 

"Quanto às matrículas estão acontecendo normalmente, desde que haja vaga na unidade. Para as pessoas que querem pleitear uma vaga no município para a educação infantil, principalmente, a Semed solicita que compareçam à unidade mais próxima para cadastramento no protocolo de vagas e, para o ensino fundamental, que deixem o nome na lista de espera. Nas duas situações, assim que tiver a disponibilidade de vaga a família é convocada a proceder a efetivação da matrícula. As escolas municipais estão funcionando de 8h às 12h, às terças e quintas-feiras, para atividades administrativas. Atualmente, a rede municipal tem cerca de 27 mil alunos matriculados. Não há previsão de volta às aulas presenciais"

Confira abaixo como está o processo educacional em algumas instituições particulares de Uberaba, sobretudo de ensino superior. Com aulas à distância desde março, elas aguardam o momento mais seguro no quesito saúde para retomarem as atividades presenciais. 

Segundo a assessoria de comunicação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), os processos seletivos já estão ocorrendo, com matrículas de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Graduação e de cursos Técnicos neste momento.Todas as aulas são virtuais. 

Facthus informou que atividades acadêmicas do 2º semestre letivo de 2020 terão início em 10 de agosto de 2020. As aulas teóricas acontecerão ao vivo com acesso remoto, nos mesmos horários que aconteceriam presencialmente, utilizando-se de uma nova plataforma, o Google for Education. Os estágios supervisionados, seguindo o Decreto nº 5555/2020 estão liberados, para início na mesma data, com atendimento restrito à comunidade, respeitando um protocolo rígido de biossegurança. “Contudo, as aulas práticas em laboratórios didáticos, ainda dependerão de autorização por parte do Comitê Covid-19 da SMS, e as tratativas junto das demais IES, no planejamento de um retorno seguro, presencialmente, têm sido realizadas pela FACTHUS. Nossa expectativa é de que muito em breve novas decisões sejam tomadas, para podermos trabalhar, em um futuro próximo, o retorno com as aulas práticas e atividades práticas complementares nos campi I e III, nos horários das aulas. O processo de rematrícula/matrícula encontra-se em andamento, até o dia 14 de agosto, assim como o vestibular agendado online”.

A Fazu já iniciou o semestre na última segunda (3). “Todas aulas são AO VIVO, onde são gravadas simultaneamente e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) aos alunos. Acreditamos que este formato permite uma interação direta entre professor e aluno. Enviamos ao Grupo Estratégico de Gestão de Risco e Comitê Técnico-Científico para ações relacionadas ao Coronavírus da Prefeitura de Uberaba um Protocolo Sanitário para Retorno das AULAS PRÁTICAS, onde estamos aguardando a deliberação. Iniciamos o semestre letivo positivamente, com 76% de rematrículas até o momento. Estamos confiantes para este segundo semestre de 2020”.

Segundo a Uniube a instituição irá continuar com as aulas/atividades remotas até a autorização legal do retorno das atividades presenciais. Ou seja, ofertará disciplinas por meio de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, conforme previamente autorizado pelo Ministério da Educação. "A liberação ou não das atividades presenciais é autorizada pela prefeitura de cada município, por meio de decretos municipais que definem quais tipos de negócios podem abrir ou não e os critérios de biossegurança que deverão ser adotados. Diversas propostas estão sendo pleitadas junto aos órgãos competentes e entidades de classe para que seja permitida a volta das aulas presenciais, gradualmente, resguardando, em todas as instâncias, a segurança dos alunos, dos docentes e do corpo administrativo da Instituição. Após a autorização legal para o retorno das atividades presenciais, as disciplinas teóricas continuarão pela modalidade remota, já as práticas serão ofertadas com turmas reduzidas, conforme protocolo de biossegurança construído em consonância com o Comitê Técnico-Científico para ações relacionadas ao Coronavírus e Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 das prefeituras de Uberaba e Uberlândia, respectivamente".

"Informamos ainda que as instalações físicas da Instituição, como salas e laboratórios, passam por adaptações, projetadas pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMA) da Uniube, dentro das exigências de órgãos municipais e da saúde. Pontuamos que cada curso e disciplina adotará medidas específicas das respectivas áreas de atuação, de acordo com as atividades previstas nos cronogramas aprovados. Para este segundo semestre, levando em consideração as necessidades de cada discente, a Uniube flexibilizou a composição dos componentes curriculares, permitindo a inclusão e exclusão de disciplinas pelos alunos para que possam, em conjunto com a gestão de cada curso, planejar qual a composição que melhor irá atendê-los. Além disso, especificamente para este período atípico de pandemia, o aluno poderá realizar o trancamento da matrícula, com isenção do pagamento e sem perda de bolsas e benefícios regulamentados pela Instituição. O semestre letivo inicia no próximo dia 10 de agosto, com previsão de término no dia 23 de dezembro, o processo de rematrícula ainda está em andamento. Casos específicos sobre as novas medidas adotadas pela Instituição serão comunicados aos alunos via Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos canais oficiais da Universidade".

Escolas Particulares. Aulas estão sendo realizadas de forma remota. “Estamos implantando os protocolos de retorno, construindo manuais e adaptando a escola para uma possível volta ao presencial, ainda que em formato híbrido. E ainda não há previsão de retorno para as atividades escolares presenciais”, destaca Priscilla de Paula B. Souza, vice-diretora do Colégio Marista Diocesano. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por