JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Caism faz videoconferência com doadoras na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Ação busca oferecer apoio para as mães mesmo durante a pandemia

05/08/2020 - 07:45:00. Última atualização: 05/08/2020 - 07:54:18.


A Secretaria Municipal de Saúde, celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2020 de maneira diferente, devido à pandemia de Covid-19. A SMAM, comemorada até 7 de agosto busca conscientizar sobre a importância da amamentação.

O lema deste ano é ‘Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável’, com foco no impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. Nesta quarta-feira (5), as principais ações serão virtuais: a primeira será um encontro com as doadoras de leite humano do Banco de Leite de Uberaba, às 16h30 pelo Google Meet. O link será disponibilizado no dia do encontro.
 
Às 18h30, a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, participa de uma live sobre ‘Mitos e Verdades sobre a doação de leite materno’ via Facebook da Prefeitura de Uberaba. 
 
Ela ressalta que a pandemia muda o formato da comemoração, mas não o foco. “No encontro vamos discutir o tema desse ano, que é o aleitamento materno por um planeta mais saudável, pois a amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza”, relata. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é a estratégia mais efetiva de combate à mortalidade infantil, capaz de reduzi-la em 13% por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
 
No dia 15 de agosto, o Banco de Leite Humano promoverá sessão de cinema com os funcionários do Caism, respeitando as recomendações de proteção contra a Covid-19. A ação, segundo Márcia, será em espaço aberto e com discussão sobre a mortalidade infantil na Índia, devido ao uso de fórmulas. 
 
Além das ações pertinentes à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, o Caism conta com ambulatório permanente de manejo em aleitamento materno, para auxiliar mulheres com dúvidas, dificuldades ou insegurança sobre qualquer assunto relacionado ao aleitamento, incluindo orientações sobre o desmame e sobre a doação. O Caism fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, Parque do Mirante.

O contato também pode ser feito pelo telefone 3332-0559.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia