CIDADE

Codau nega recomendação para descarte de lixo de contaminados em isolamento

Daniela Brito
Publicado em 04/08/2020 às 10:51Atualizado em 18/12/2022 às 08:27
Compartilhar

Circula em grupos de WhatsApp mensagem dando conta que responsáveis pela coleta pedem às famílias com pessoa contaminada com Covid-19 em isolamento domiciliar separe o lixo

Não há nenhuma recomendação específica para o descarte de lixo nas residências onde há pessoas contaminadas em isolamento domiciliar em Uberaba. A garantia vem da assessoria de comunicação da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), gestora da coleta de lixo na cidade.

Nas redes sociais, circula a mensagem que “os funcionários responsáveis pela coleta de lixo pedem que as famílias que tenham um familiar com Covid-19, que separem o lixo e o coloque em um saco com fita vermelha e pulverize com um desinfetante”. Segundo a Codau, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, empresa terceirizada responsável pelo serviço, não é autora da informação e sequer divulgou recomendou algo neste sentido para a população.

O médico infectologista Rodrigo Molina desconhece o procedimento. No entanto, ele chama a atenção para o descarte das máscaras de proteção, que não pode ser feito diretamente no lixo. “É necessário colocar em outro saco plástico antes e embalar bem”, informa.

Além disso, Rodrigo Molina reforça a necessidade das pessoas continuarem higienizando os produtos que são adquiridos nos supermercados com álcool gel, um por um, para evitar qualquer tipo de risco de contaminação. “Principalmente aqueles que vão para a geladeira”, diz.

Em relação a frutas, legumes e verduras, o procedimento é lavar, como sempre deve ser feito, até antes da pandemia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por