CIDADE

"Passeio" da imagem da Padroeira emociona fiéis em suas paradas

Em tempos de pandemia, as celebrações de Nossa Senhora da Abadia começaram com a passagem da imagem por várias instituições

Daniela Brito
Publicado em 31/07/2020 às 19:12Atualizado em 18/12/2022 às 08:18
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Imagem de Nossa Senhora da Abadia passou diante de instituições, como o Hospital de Clínicas, onde emocionou fiéis A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia foi aberta oficialmente ontem com a saída da imagem da Virgem em carro aberto por diversos pontos de Uberaba. O percurso foi planejado para que o cortejo passasse na porta de hospitais, asilos e instituições, como Batalhão de Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal e Prefeitura de Uberaba.

Em todos os pontos houve uma breve parada para que o padre Alexsandro Ribeiro Nunes concedesse uma bênção, sempre respeitando o distanciamento. Ao longo de todo caminho a imagem foi bem recebida e causou emoção aos fiéis, já que este ano a pandemia mudou a forma de celebração da maior festa católica de Uberaba.

A programação é exclusivamente de forma online, por conta do novo coronavírus. A celebração pede a intercessão de Nossa Senhora para este momento, através do chamado “Maria, interceda por nós neste tempo de pandemia”. Ainda ontem houve o “Santo Terço”, que substituiu a tradicional reza das mil Ave-Marias. A partir de hoje até 14 de agosto o Santuário-Basílica fica aberto para visitação à imagem e oração pessoal, das 8h às 18h, com entrada controlada para evitar aglomeração. As missas acontecem de forma online, às 6h, 15h e 18h, com transmissão pelo Facebook e YouTube.

No dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Abadia, as celebrações começam às 6h, com a missa sendo aberta com a alvorada do sino a partir de 5h30. Às 15h haverá a missa solene e, após a celebração, a imagem de Nossa Senhora da Abadia sairá pelas ruas de Uberaba. Está programado um roteiro onde as pessoas poderão vê-la da porta de suas casas. “Será uma procissão em carro aberto, com poucos veículos de apoio”, explica o padre Alexsandro Ribeiro. No retorno, às 20h, haverá a coroação da Santa dentro do Santuário-Basílica, encerrando com queima de fogos de artifício.

Sem quermesse, organização fará “drive-thru” para arrecadar recursos Sem as tradicionais quermesses e as barracas montadas na praça da Abadia para comercialização de alimentação e proporcionar entretenimento aos fiéis, a organização da Festa da Abadia preparou o “Drive-Thru Social”, com a venda de marmitex, cuja renda será revertida às pastorais da Igreja.

Neste domingo (2) será comercializado marmitex de galinhada pelo preço de R$10. Também está programada a venda de feijoada, com preço de R$25, no dia 9 de agosto, e outra galinhada para 15 de agosto. A retirada dos marmitex acontece sempre a partir de 11h, mas os tíquetes podem ser adquiridos antecipadamente na Secretaria Paroquial ou pelos membros da Pastoral Familiar. (DB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por