CIDADE

Comemoração em louvor à N.S.Abadia terá missas online, procissão em carro aberto e coroação

Daniela Brito
Publicado em 15/07/2020 às 15:47Atualizado em 18/12/2022 às 07:51
Compartilhar

Foto/Arquivo JM

Padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia será comemorada mesmo em tempos de pandemia

Sem comemoração presencial, Festa de Nossa Senhora da Abadia acontece de forma online em Uberaba. Além do tema dos 200 anos de Uberaba, a comemoração também faz o chamado de fé pela “Luta contra a Pandemia”. A programação tem início no dia 31 de julho e segue até 15 de agosto, com a tradicional coroação. Todas as celebrações serão transmitidas pela internet, tendo em vista as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

O padre Alexsandro Ribeiro explica que as celebrações litúrgicas serão transmitidas pelo Facebook, YouTube e ainda pela TV Câmara. A abertura acontece às 14h do dia 31 de julho, com a passagem da imagem da santa pela porta de hospitais, asilos, batalhões de polícia e outras repartições públicas. “Antes a imagem percorria essas instituições e, agora vamos passar na porta. Não será uma carreata e sim uma forma de marcar presença nas instituições que sempre nos apoiaram”, esclarece. No mesmo dia, o Santo Terço será celebrado às 20h no Santuário-Basílica. Entre os dias 1º a 14 de agosto, serão realizados Santa Missa, Santo Terço e Ofício Divino. As celebrações ocorrem às 6h, 15h e às 19h diretamente do Santuário-Basílica.

Já a visitação dos fiéis à imagem da santa e oração pessoal poderão ser realizadas todos os dias, das 8h às 18h, sem que haja aglomeração de pessoas. Segundo o padre, os visitantes devem utilizar máscaras dentro do Santuário Basílica.

No dia 15 de agosto haverá a missa às 6h, com a alvorada do sino a partir das 5h30. Já às 15h acontece a missa solene e, após a celebração, Nossa Senhora da Abadia sairá em carro aberto pelas ruas de Uberaba. “O roteiro foi ampliado, mas contempla as tradicionais ruas que a imagem percorre todos os anos durante a procissão. Este será o momento em que pessoas poderão vê-la de suas casas. Será uma procissão em carro aberto, com poucos veículos de apoio”, informa. Ainda segundo o padre, no retorno, previsto para 20h, haverá a coroação com encerramento com a queima de fogos de artifícios, sem nenhum barulho, apenas fogos brilhantes no céu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por