CIDADE

Hospital Beneficência Portuguesa pode mudar de perfil e virar Hospital do Rim de Uberaba

Beneficência Portuguesa apresenta proposta para mudar perfil assistencial e focar no atendimento a renais crônicos

Publicado em 15/07/2020 às 07:49Atualizado em 18/12/2022 às 07:52
Compartilhar

Hospital Beneficência Portuguesa tem o maior serviço de hemodiálise de Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Direção técnica do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) apresentou ontem (14) ao prefeito Paulo Piau proposta para mudança de perfil assistencial, tratando sobre implantação de hospital especializado em doenças renais crônicas em Uberaba.

Segundo o diretor técnico-médico do Beneficência Portuguesa, médico Antônio Hueb, a proposta é mudar o perfil assistencial do hospital, focando tanto na nefrologia, que trata de doenças renais, quanto na urologia, que cuida da bexiga e da próstata.

“Esta ideia já vem faz algum tempo e agora, com inauguração do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão, vimos a possibilidade de fazer uma conexão direta com Hospital Beneficência Portuguesa, transformando no Hospital do Rim de Uberaba, uma vez que já dispomos do serviço de hemodiálise, que é o maior de Uberaba hoje”, relata Hueb.

São cerca de duas mil sessões de hemodiálise por mês, de acordo com o médico. Durante a apresentação, foi apontado que as doenças renais crônicas (DRC) são um problema de saúde pública mundial, em que 35% tem como causa a hipertensão arterial sistêmica, enquanto a diabetes representa outros 30% do gatilho.

O prefeito Paulo Piau se disse muito animado com a apresentação, pois Uberaba tem vocação para atendimentos específicos. “É um pontapé inicial de repaginação do Beneficência Portuguesa para que Uberaba, mais uma vez, possa ter um serviço especializado voltado para o atendimento ao paciente renal crônico e que, com certeza, pode melhorar muito a saúde e a vida das pessoas da nossa cidade”, destacou o prefeito.

O secretário Iraci explica que após a apresentação do protocolo de intenções para mudança do perfil assistencial do Beneficência Portuguesa, o próximo passo é formalizar projeto de viabilidade assistencial do atendimento especializado. “É um tema importante para a saúde pública, temos uma grande demanda dessa especialidade. Vamos aguardar o estudo da viabilidade operacional, estrutural e financeira para o poder público auxiliar a instituição na estruturação desta importante iniciativa”, destacou Iraci.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por