JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 09 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Rede pública vai disponibilizar remédios citados como tratamento da Covid-19

14/07/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Rede pública em Uberaba vai fornecer medicamentos citados como alternativa para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19). Pacientes poderão ter acesso gratuito à Ivermectina, Azitromicina, Cloroquina e Hidroxicloroquina, mas devem cumprir critérios estabelecidos pela Prefeitura. A informação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto.

Em entrevista à Rádio JM no fim de semana, o titular da pasta manifestou que a questão foi discutida com médicos infectologistas da cidade e foi definido um posicionamento sobre o uso dos quatro medicamentos que vêm sendo citados na mídia para o tratamento do novo coronavírus.

De acordo com o secretário, a entrega será feita somente de forma controlada. Os pacientes deverão apresentar o encaminhamento médico para uso da medicação, a notificação de síndrome gripal e também assinar um termo de responsabilidade, como prevê o Ministério da Saúde, para atestar estar ciente sobre os efeitos colaterais do remédio.

Iraci explica que a entrega não será feita em todas as farmácias básicas. Segundo ele, haverá apenas três ou quatro pontos para retirada dos quatro medicamentos. "Será de forma bastante controlada, dentro dos critérios estabelecidos. Não terá distribuição em massa. Seria irresponsabilidade do Poder Público de saúde, até porque não tem comprovação científica. Então, tem que tratar com muito cuidado", salienta.

Continua depois da publicidade

O titular da Saúde ressalta que a discussão sobre a eficácia dos medicamentos é muito intensa entre profissionais médicos, existindo tanto vantagens quanto desvantagens em cada remédio. Por isso, ele lembra que caberá ao especialista receitar ou não a medicação, bem como ao paciente decidir utilizar qualquer um dos quatro itens para o tratamento da doença. 

Leia também: Infectologista desaconselha uso de Ivermectina como prevenção à Covid-19

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia