CIDADE

Fios partidos que saem dos postes de iluminação preocupam pedestres e motoristas

Michelle Rosa
Publicado em 09/07/2020 às 07:38Atualizado em 18/12/2022 às 07:42
Compartilhar

Por toda a cidade o que mais se vê são fios e mais fios partidos, embolados ou não, soltos dos postes, deixando pedestres e motoristas apreensivos (Foto/Jairo Chagas)

Quem olha nem sempre consegue compreender os emaranhados de fios que saem dos postes de iluminação. Alguns deles chegam a se soltar do monte e ficam por vários dias partidos na calçada.

Nos postes, além dos cabos de energia elétrica, estão os de concessionárias de telefonia, TV a cabo e internet.

Além de poluir a paisagem, a embolação de fios dá um aspecto de desorganização e, quando arrebentam por causa de alguma ventanias, quedas de árvores, postes ou até mesmo em decorrência de algum veículo de grande porte que passa pela vias, coloca em risco a integridade de pedestres.

Questionada sobre o assunto, a Cemig, por nota, esclarece que as redes são totalmente construídas dentro dos padrões técnicos vigentes no país e que realiza manutenção periódica desses ativos.

Já em relação aos fios partidos, que pedestres se desviam em sua caminhada para evitar qualquer incidente, a concessionária diz que que sempre notifica os responsáveis.

“A companhia notifica constantemente as empresas de telefonia responsáveis pelos cabos em situação de uso mútuo que se encontram fora de padrão e alocados nas estruturas da Cemig, para que sejam regularizados”.

Questionada sobre um possível projeto para instalações subterrâneas, a Cemig conta que está desenvolvendo um Plano de Renovação de Ativos, Modernização e Automação da Rede de Distribuição Subterrânea em diversas cidades de Minas Gerais, com orçamento de R$ 31 milhões, e Uberaba está entre as cidades beneficiadas.

“O investimento abrange a substituição dos transformadores e chaves existentes na rede subterrânea por outros mais modernos e automatizados, que vão melhorar a continuidade do fornecimento e reduzir a duração de desligamentos acidentais”, destaca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por