CIDADE

Apesar da permissão, maioria dos bares e restaurantes opta por não abrir as portas

Daniela Brito
Publicado em 07/07/2020 às 20:50Atualizado em 18/12/2022 às 07:40
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Proprietários de bares e restaurantes realizaram reunião ontem para discutir alternativas conjuntas de funcionamento

Mesmo com a flexibilização possibilitando a reabertura, maior parte de bares e restaurantes ainda não voltou a funcionar plenamente em Uberaba. A opção dos estabelecimentos foi manter apenas o atendimento delivery e a retirada em balcão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores), Álvaro Renan, não há levantamento específico sobre o número de estabelecimentos já reabertos na cidade, mas a maioria optou por não funcionar com os atuais critérios previstos no decreto municipal.

Conforme explica, desde a flexibilização, os bares e restaurantes que reabriram não registraram movimento significativo. Além das restrições, a situação pode ser decorrente do frio e até por ter ocorrido no fim do mês. “Há muitos fatores que interferem no perfil de compra dos clientes”, diz. Em contrapartida, a expectativa é que haja melhora a partir desta semana, quando clientes estarão mais informados sobre as regras e com a virada do mês. 

Empresários buscam alternativas

Na tarde de ontem, grupo de proprietários de bares e restaurantes se reuniu para traçar alternativas conjuntas para o funcionamento dos estabelecimentos do setor.

O empresário Bruno Guimarães diz que o setor não foi ouvido quanto às medidas de flexibilização que permitiram a reabertura dos bares e restaurantes. “Todas as nossas propostas que apresentamos ao comitê não foram contempladas no decreto municipal”, diz. Ele, por exemplo, sequer reabriu as portas de seu estabeleciment uma choperia. Conforme explica, há muitas dificuldades que emperram o funcionamento – sendo uma delas a proibição da venda de bebida alcoólica. “Essa proibição inviabiliza totalmente o funcionamento da choperia”, diz. Segundo ele, o setor enfrenta prejuízo desde o início do ano e se não houver medidas viáveis que permitam o funcionamento dos bares e restaurantes, muitos irão falir na cidade. “Nosso segmento está sangrando”, lamenta.

Durante entrevista ontem ao programa Pingo do J, na Rádio JM, o prefeito Paulo Piau foi questionado sobre o assunto. Ele disse que a medida de proibir a venda de bebidas alcoólicas seguiu recomendação das forças de segurança e do próprio Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus. Ele acrescentou que Uberaba não é a única cidade que adotou o procedimento e disse esperar que a medida seja revertida o mais rápido possível, pois compreende a situação do comerciante.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por