CIDADE

Assembleia hoje define acordo de funcionários do Banco do Brasil

Daniela Brito
Publicado em 01/07/2020 às 19:30Atualizado em 18/12/2022 às 07:31
Compartilhar

Sindicato dos Bancários de Uberaba realiza hoje assembleia para definir acordo coletivo de trabalho emergencial para funcionários do Banco do Brasil. Segundo o presidente Diego Bunazar, o acordo coletivo a ser deliberado é fruto das negociações feitas entre sindicatos e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e o próprio Banco do Brasil.

Ainda segundo ele, as discussões levam em consideração a aplicação da Medida Provisória 927/2020, que permite o banco de horas negativo e a antecipação de férias. Conforme explica, a assembleia vai regulamentar estas medidas junto à categoria, visto que muitos bancários foram afastados do trabalho por ser grupo de risco ao novo coronavírus.

Segundo ele, o acordo coletivo pode incluir desconto de 10% no acumulado do banco de horas negativo. Se o bancário, no final do período de calamidade, ficou devendo 100 horas, terá de repor 90 horas, por exemplo. Também poderá ser ampliado o prazo de reposição destas horas, para que não ocorra o desconto no salário. Outra proposta a ser debatida é quanto às férias.

Diego Bunazar esclarece que a MP permite a antecipação de um período de férias. “Nós queremos garantir o mínimo de quinze dias de férias para estas pessoas, para que não ocorra a antecipação integral”, diz. O acordo coletivo, se aprovado, deve valer pelos próximos dois anos, a contar a partir da data de assinatura. A assembleia será realizada de forma eletrônica, para evitar qualquer tipo de transmissão da Covid-19.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por