CIDADE

Hospital Regional tem estoque de sedativos só para mais uma semana

Secretário de Saúde afirma que está em contato com vários representantes da indústria farmacêutica nacional e internacional

Carol Rodrigues
Publicado em 22/06/2020 às 16:12Atualizado em 18/12/2022 às 07:14
Compartilhar

Foto/André Santos/PMU

Hospital Regional é referência no atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19 na rede pública

Hospital Regional (HR) José Alencar enfrenta desabastecimento de sedativos usados no ato de intubação e manutenção da sedação dos pacientes submetidos à ventilação mecânica assistida. Atualmente, a instituição atende somente pacientes de Uberaba e região com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19.

De acordo com o diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, devido ao desabastecimento, o estoque atual é suficiente para sete dias. Usualmente, o hospital trabalha com volume de segurança para 60 dias. “Permanecendo este cenário e caso não seja possível realizar nenhuma compra, poderá haver comprometimento da assistência”, posiciona Ramos.

O diretor administrativo explica que o problema é em nível nacional, e não há disponibilidade de entrega imediata. “Alguns fornecedores respondem às cotações e solicitam prazos acima de 30 dias para a entrega dos medicamentos.” Há também casos em que o fornecedor sequer responde à solicitação de compra, relata Ramos.

Ainda segundo o diretor administrativo, o HR e a equipe técnica “vêm estudando e padronizando medicamentos alternativos que desempenham funções semelhantes, além de manter a procura por fornecedores.”

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci de Souza Neto, o Hospital Regional montou um grupo de trabalho de pesquisas de mercado e acompanhamento para que não ocorra o desabastecimento de insumos e medicamentos relacionados ao atendimento e tratamento da covid-19 e não covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Eu mesmo estou fazendo o contato com vários representantes da indústria farmacêutica nacional e internacional, encontrando um caminho, alguma possibilidade de compra ou de reserva, de forma mais rápida. Esse é um trabalho que todos os gestores municipais e gestores hospitalares estão fazendo em virtude deste cenário de possibilidade de desabastecimento de mercado, mas a gente está acompanhando minuto a minuto para que não tenha nenhuma crise nesse sentido aqui em Uberaba. A nossa relação direta nesse sentido que é o Hospital Regional, as UPAs e o SAMU", finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por