POLÍTICA

Luiz Neto e José Renato Gomes desistem de candidatura a prefeito

Gisele Barcelos
Publicado em 02/06/2020 às 17:35Atualizado em 18/12/2022 às 06:48
Compartilhar

Foto/Arquivo

Às vésperas do fim do prazo para desincompatibilização com vistas às eleições de outubro, o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, comunicou por meio de nota oficial que não deixará o cargo para tentar ser candidato a prefeito este ano. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, também se manifestou nesta terça-feira (2) e informou a decisão de permanecer no cargo até o fim do mandato

O calendário eleitoral estabelece o dia 4 de abril como data-limite para os interessados na disputa majoritária deixarem cargos no primeiro escalão da Prefeitura. Apesar de ter até amanhã para definir a questão, Guaritá negou a possibilidade de voltar atrás na última hora. “Esta decisão é de cunho pessoal e irrevogável”, ressaltou.

Guaritá vinha sendo cotado como pré-candidato nos bastidores políticos desde o ano passado. O engenheiro inclusive chegou a ser defendido como cabeça de chapa majoritária pelo próprio presidente estadual do DEM, Rodrigo Pacheco. No entanto, com a decisão de não se desincompatibilizar dentro do prazo previsto no calendário eleitoral, Luiz Neto fica fora do páreo para ser candidato a prefeito. “Esta decisão vai me permitir continuar no cargo de presidente da Codau até o último dia do mandado de Paulo Piau’, disse.

Na nota oficial, Guaritá não informa quem terá seu apoio na campanha majoritária. Ele afirma apenas que o nome será definido em conjunto com a base aliada. Porém, em entrevista por telefone ao Jornal da Manhã, o presidente da Codau sinaliza uma definição em torno de Heli Andrade (PSL).

De acordo com o líder do DEM em Uberaba, o candidato do grupo deve ser alguém capaz de unir os sete partidos que estão na aliança e Heli é alguém com forte potencial. "É um nome que pode reunir sim essa aglomeração dos sete partidos do grupo e fazer uma grande aliança [...] Minha preferência é pela união e o nome do Heli agrega isso. Agora é uma posição que precisa ser tomada em grupo", posiciona. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes (MDB), manifestou por meio de nota que a decisão foi permanecer no cargo até o fim do governo para acompanhar os projetos em andamento. Além disso, ele justificou no texto que Uberaba enfrenta dificuldades no momento devido à pandemia de coronavírus e agora prefere se empenhar para contribuir no processo de recuperação da economia local.

No fim de maio, Gomes chegou a manifestar que se desligaria do cargo de secretário para estar apto à candidatura a prefeito pelo MDB e disse que só recuaria se houvesse uma decisão final do partido por outro nome. Ele não especificou na nota se a desistência seria devido à escolha do MDB em apoiar o projeto em torno de Heli Andrade.

A reportagem também entrou em contato com a secretária municipal de Educação, Silvana Elias (MDB), outro nome cotado para candidatura a prefeito este ano pela base aliada. Até o momento, ela não se manifestou sobre o assunto. (GB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por