JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 07 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Comemoração de Santo Antônio terá trezena on-line neste ano em Uberaba

31/05/2020 - 00:00:00. Última atualização: 31/05/2020 - 08:55:32.

Uma trezena em louvor a Santo Antônio sem a presença física dos fiéis, mas igualmente recheada de fé e devoção a um dos santos mais conhecidos pela população brasileira, que abre as comemorações das festas juninas, no dia 13 de junho. Assim será a programação da festividade, que teve de se adaptar por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que uma das medidas preventivas pede por isolamento social.

A diretoria do asilo sabe que esta é uma das festas mais tradicionais de Uberaba e que Santo Antônio é importante para o mundo cristão porque ele reconciliou a vida de fé, a simplicidade da mensagem do evangelho e o amor à Eucaristia com a riqueza acadêmica, as ciências, a meditação e estudo da Sagrada Escritura.

Assim, a solução encontrada foram as celebrações virtuais. “Há muito tempo a Paróquia de São Geraldo Majela está transmitindo missas via o canal YouTube e coloquei a parte técnica e litúrgica da paróquia para fazer a transmissão da Trezena de Santo Antônio. Será nossa contribuição ao Asilo Santo Antônio”, diz o pároco da São Geraldo, padre Fabiano Roberto Silva dos Santos.

Padre Fabiano entrou em contato com a direção do Asilo Santo Antônio e ficou acordado a transmissão da trezena, de 1° a 13 de junho, dia do santo padroeiro, pelo YouTube, a partir desta segunda-feira (1º), sempre às 19h30, acessando /padrefabianoroberto.

Distribuição de pães – Outra mudança para se adaptar à pandemia é em relação à tradicional distribuição dos pãozinhos de Santo Antônio. A ideia será a entrega dos pães por meio do sistema drive-thru neste ano. A mudança será uma alternativa encontrada, em meio a todas as exigências impostas pelo covid-19, para evitar aglomerações no dia 13 de junho sem deixar passar em branco.

Os devotos também poderão levar sua oferta em envelopes para ajudar o asilo neste momento difícil em que estamos passando.

Vale lembrar que desde o dia 13 de março, a visita de parentes e amigos dos internos não estão acontecendo, em função do coronavírus. Objetivo da direção do asilo é prevenir uma eventual transmissão, já que o maior grupo de risco, são os idosos.

O Santo – Santo Antônio ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, OFM, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Santo Antônio tem fama sobretudo de casamenteiro, mas os milhares de fiéis que a cada 13 de junho o homenageiam também pedem ao santo cura, pão, trabalho e proteção. Ou simplesmente agradecem pelas graças recebidas ao longo de um ano. O frade franciscano é protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos, protetor dos pobres, protetor dos desempregados, e, em especial a preocupação com os pobres. É o Santo dos milagres. Santo Antônio é o padroeiro dos humildes e se solidarizava com os pobres. Muitas pessoas, quando sentem necessidade material recorrem a ele. O santo distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o pão dos pobres, ou pãozinho de Santo Antônio.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia