CIDADE

Professores do José Ferreira aprovam greve e paralisação começa na terça

Daniela Brito
Publicado em 28/05/2020 às 16:23Atualizado em 18/12/2022 às 06:41
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Mais um capítulo envolvendo professores do Colégio Dr. José Ferreira. Em assembleia geral realizada virtualmente na quarta-feira (27), os profissionais aprovaram a greve. Conforme deliberação da categoria, a paralisação terá início na próxima terça-feira (2).

De acordo com Marcos Gennari, diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), os professores deliberaram pela greve motivados pelo não pagamento integral dos salários de março e abril. Além disso, eles são contrários à imposição da mantenedora – a Rede Cnec (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade) – em diminuir o valor das horas aula e reduzir, em definitivo, o valor dos salários, em média de 40%, sem qualquer garantia. “Trata-se de uma redução definitiva, que é inconstitucional”, diz.

Ainda segundo o dirigente, nos próximos dias, os professores vão abrir diálogo com pais e responsáveis de alunos sobre os motivos do movimento grevista.

A reportagem entrou em contato com o colégio por telefone e por e-mail com a rede Cnec. Em nota, a direção da Rede Cnec informou que não foi notificada formalmente sobre a deliberação favorável à greve. "A deliberação foi conhecida informalmente por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (28). No entanto, o Colégio respeita e reconhece a greve como um instrumento legítimo na defesa dos direitos dos trabalhadores".

Ainda segundo a nota, a instituição considera a decisão precipitada e lamenta que o movimento grevista tenha sido definido antes mesmo de o sindicato indicar uma contraproposta à proposição de acordo apresentada no dia 7 de maio. Para a Cnec , a paralisação anunciada é pontual e envolve menos de 10% dos professores do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, que possui um quadro de 120 docentes. Portanto, a manifestação do Sinpro-MG “não representa a maioria dos professores da Instituição. Pelo contrário, a expressiva maioria dos docentes não aderiu ao movimento e permanece realizando as atividades previstas no calendário escolar”.

A Direção do Colégio afirma que continua aberta ao diálogo e comprometida em solucionar a questão o mais breve possível e tranquiliza os pais, responsáveis e alunos assegurando que a situação não acarretará prejuízos ao desenvolvimento escolar dos estudantes. As aulas seguem sendo realizadas no âmbito do CNEC Home Learning, no período em que as atividades presenciais estiveram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por