CIDADE

Circuito Online de Patrimônios de Uberaba lança vídeo da Igreja São Domingos

Publicado em 27/05/2020 às 07:42Atualizado em 18/12/2022 às 06:39
Compartilhar

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Fundação Cultural (FCU) com sequência de vídeos-documentários sobre a história de pontos da cidade. O material audiovisual lançado nesta terça-feira (26) apresenta o histórico da igreja São Domingos, localizada na Rua Lauro Borges, no centro da cidade. Anteriormente foram divulgados os vídeos sobre a igreja Santa Rita e sobre a Epamig, ambos disponíveis nas redes sociais da FCU.

A igreja foi o primeiro templo dominicano construído no Brasil. O terreno para construção foi doado pelo comendador José Bento do Vale e o projeto elaborado pelos engenheiros Egídio Betti Monsagratti e Florent. O construtor responsável foi José Cotani. A pedra fundamental foi lançada em 1899. Mas a igreja foi inaugurada solenemente em 1.904, porém sem as torresas abóbadas centrais, concluídas apenas em 1914 e 1939, respectivamente.

A igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2003. A São Domingos carrega o estilo neogótico, construída em formato de cruz, assim como as igrejas bizantinas, além dos fortes símbolos da Ordem Dominicana.

Para a presidente da FCU, Jaine Basílio, os audiovisuais são iniciativa que possibilita a ampliação do conhecimento da população sobre os bens materiais tombados e imaterais registrados pela autarquia. "É também uma alternativa para popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação", pontua.

O vídeo-documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba, e será distribuído, também, pelo WhatsApp.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por