JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 04 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

TV Câmara de Uberaba vai retransmitir aulas da rede estadual de ensino

23/05/2020 - 00:00:00. Última atualização: 23/05/2020 - 07:54:10.

 

TV Câmara vai retransmitir teleaulas da rede estadual. A medida foi acertada esta semana, após reunião entre o presidente do Legislativo, vereador Ismar Marão (PSD), e a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira. Porém, ainda não foi anunciado o dia em que o conteúdo estará no ar pelo canal aberto digital 61.3.

A superintendente solicitou o espaço na TV Câmara porque as videoaulas para os alunos do Estado são transmitidas por meio da Rede Minas. A emissora era veiculada na TV Universitária, mas o canal está fora do ar e assim Uberaba não teria mais acesso ao conteúdo da emissora.

A proposta foi apresentada aos técnicos da TV Câmara, que confirmaram ser viável realizar a retransmissão. O conteúdo deve começar a ser veiculado na semana que vem, mas a confirmação da data depende de aval da Rede Minas.

Na reunião, a superintendente reforçou que a retransmissão das gravações vai ajudar porque a TV Câmara possui um canal aberto de televisão e isso facilitará o acesso ao conteúdo de estudantes não contam com equipamentos adequados, como computador ou mesmo acesso à internet para acompanhar as aulas via YouTube.

O presidente do Legislativo também consultou os demais vereadores e recebeu todo o apoio, uma vez que o canal será priorizado para a educação pública, até mesmo em detrimento dos projetos dos próprios parlamentares. Ele acredita que a transmissão do conteúdo para os alunos do Estado será uma oportunidade para que as pessoas conheçam a TV Câmara, já que pesquisas mostraram que um número pequeno de moradores acessa o canal. 

 

Na próxima semana começa também a transmissão das aulas do município

Transmissão de videoaulas na TV Câmara – canal digital 61.3 – para alunos da rede municipal deve começar a partir da próxima semana. A informação é da secretária municipal de Educação, Silvana Elias, ressaltando que o conteúdo para a fase inicial já foi gravado e agora aguarda apenas a finalização da edição.

A titular da pasta salienta que já foram gravadas videoaulas para um período de duas semanas completas e o dia específico para início da transmissão online será anunciado assim que a edição do material for concluída. "Estamos aguardando a finalização do trabalho, mas deve ir ao ar a partir da próxima semana", adianta.

De acordo com Silvana, o cronograma inicial prevê a transmissão de três videoaulas diariamente, de segunda a sexta, para os alunos da rede municipal. Enquanto os primeiros conteúdos entrarem no ar, as gravações continuarão para dar seguimento à veiculação das videoaulas na TV Câmara.

A proposta do município é utilizar todas as ferramentas possíveis para alcançar os alunos, enquanto não há previsão de retomada das aulas presenciais devido ao isolamento social para conter a disseminação da Covid-19. Atividades remotas também foram disponibilizadas no mês passado para os estudantes.

Todo o conteúdo não-presencial poderá ser utilizado posteriormente para complementar a carga horária mínima exigida para atingir as 800 horas previstas para a conclusão do ano letivo, além de outras medidas, como a reposição de aulas em feriados, sábados e no mês de dezembro. A meta do governo municipal é encerrar o ano letivo em 2020, mas tudo depende também de quando as aulas presenciais serão retomadas. 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia