CIDADE

Conta de água mais que triplica e deixa consumidor indignado

Além do valor bem mais alto do que ele costumava pagar, o morador de Uberaba ficou irritado com a falta de atendimento da Codau

Michelle Rosa
Publicado em 15/05/2020 às 20:14Atualizado em 18/12/2022 às 06:23
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Consumidor levou um susto ao receber a conta de água deste mês em Uberaba. De uma média de R$ 50, o talão saltou para R$ 180, quase quatro vezes mais.

O consumidor é morador do bairro Grande Horizonte em Uberaba. Mas o valor da conta não foi a única insatisfação dele, que se irritou com a falta de atendimento nos canais da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas. “Tem dez dias que tento atendimento com a Codau para saber o que aconteceu com a conta e não consigo. Os atendimentos que agora são realizados por telefone não acontecem, fiquei na linha de espera por mais de quarenta minutos e ainda não tive minhas dúvidas sanadas”, desabafou.

Ainda de acordo com o consumidor, há um descaso por parte da companhia com os consumidores. “Já que agora os atendimentos são via telefone, por que não aumentam o número de pessoas para fazer esse trabalho?”, questiona.

A reportagem do JM Online entrou em contato com a Codau, que, por meio da assessoria de comunicação, informou que o Fale 115 está funcionando normalmente neste período. “No entanto, em função da concentração dos atendimentos por telefone, em função da pandemia do coronavírus, o sistema pode ficar sobrecarregado de ligações em alguns momentos do dia. É importante ressaltar que o Fale 115 funciona todos os dias, 24h”, explica.

Segundo a autarquia, para ampliar as possibilidades de contato neste período, a Codau também disponibilizou os telefones 3318-6090 e 3318-6000, em horário comercial, para que os consumidores façam agendamentos para atendimentos presenciais no SAC da Companhia. “Durante a pandemia, o atendimento no SAC acontece apenas de forma agendada, e com intervalos de 15 minutos entre cada cliente, para que o local não tenha aglomeração de pessoas, atendendo às recomendações das autoridades de saúde para o momento”.

Em relação ao valor da conta do consumidor, a Codau informa que no acumulado dos meses de março e abril, o consumidor teve um consumo de 40 m³ de água. No mês de abril, quando a leitura foi feita pela média, a conta apresentou um consumo de 12 m³ (referente ao consumo de março). E agora no mês de maio (referente ao consumo de abril), a conta apresentou histórico desta diferença, ou seja, 28 m³. Portanto, o consumo registrado está correto e dentro da normalidade.

A Codau reitera que está à disposição de todos os consumidores para esclarecer qualquer dúvida referente aos serviços da companhia.

 

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