CIDADE

Famílias carentes recebem sistemas de aquecimento solar em Uberaba

Publicado em 14/05/2020 às 16:27Atualizado em 18/12/2022 às 06:16
Compartilhar

Foto/reprodução

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, famílias carentes de Uberaba estão recebendo uma ajuda extra para reduzir o consumo de energia em suas casas. A Cemig está instalando sistemas de aquecimento solar nas residências de 260 famílias de baixa renda previamente identificadas pelos agentes da empresa.

A iniciativa faz parte do projeto Cemig nas Comunidades, ligado ao programa de eficiência energética da empresa, que beneficiou nos últimos meses cerca de 2.600 famílias de baixa renda em Uberaba com a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED.

A instalação dos aquecedores solares está na fase de obras civis e deve ser concluída ainda em maio, beneficiando famílias dos bairros de Lourdes, Gameleiras, Residencial 2000 e Jardim Califórnia. “É um benefício relevante se considerarmos que o chuveiro elétrico representa cerca de 30% do consumo de energia doméstico”, explica o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz. Entre os requisitos para receber o benefício, o cliente deve estar regularmente inscrito nos programas sociais do governo federal, ser cadastrado na tarifa social e estar em dia com a as contas de luz.

“O projeto quer justamente combater o desperdício de energia elétrica nas residências dessas famílias e ampliar a consciência na mudança de hábitos e comportamento no uso da energia elétrica, por meio de ações educacionais, instalação de sistemas de aquecimento solar e substituição de lâmpadas ineficientes por outras de tecnologia LED, que são mais econômicas e apresentam maior durabilidade”, explica Ronaldo Lucas.

Além de lâmpadas e aquecedores, algumas famílias também tiveram a geladeira substituída. Para esse processo, a Cemig realiza um levantamento segundo critérios de consumo e verifica as condições em que o equipamento é encontrado. Os refrigeradores e lâmpadas ineficientes são recolhidos e destinados à reciclagem.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por