CIDADE

Com permanência do coronavírus, Uberaba mantém trabalho de desinfecção

Publicado em 06/05/2020 às 17:36Atualizado em 18/12/2022 às 06:05
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas 

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) já aplicou um total de 1 milhão 350 mil litros de solução desinfetante nas ruas de Uberaba desde o dia 24 de março. A ação, que foi pioneira em Minas Gerais, é uma das medidas da companhia para minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus na cidade.

O caminhão-pipa percorre a cidade de segunda a sexta, das 7h às 22h. Por dia são utilizados, em média, 45 mil litros do produto. A ação acontece nos terminais de ônibus e estações do BRT, hospitais, unidades de saúde, praças, calçadão, nas principais avenidas e em outros pontos de aglomeração.

Segundo Gilmar Ferreira, enfermeiro responsável técnico pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Hélio Angotti, no atual cenário, a parceria com a Codau é de grande importância no trabalho em relação à desinfecção dos ambientes de superfícies. “Essa ação, que tem acontecido periodicamente, garante aos nossos pacientes, que são imunossuprimidos, e aos nossos colaboradores, a permanência em um local limpo e um ambiente com uma menor carga de contaminação possível. E isso reduz, também, a possibilidade de transmissão de infecções cruzadas dentro das dependências do nosso hospital”, comenta.

O líquido desinfetante usado na atividade é formado pela mistura de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, que juntos geram uma solução oxidante, ideal para a desinfecção desses locais. O produto tem o mesmo efeito do álcool 70%.

“Desde o início da quarentena, nossos caminhão-pipa e pessoal estão nas ruas percorrendo os pontos de maior aglomeração de pessoas. A limpeza e desinfecção de pisos e superfícies são ações primárias e de apoio eficaz nas medidas de controle para romper a cadeia de transmissão do coronavírus. Este trabalho visa oferecer um local limpo e um ambiente com menor carga de contaminação possível, contribuindo com a redução da possibilidade de transmissão”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Ele destaca que, além do caminhão, equipes também realizam o trabalho com borrifadores costais, desinfetando bancos, corrimãos, locais de passagem e outros pontos que podem servir de transmissão do vírus.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por