CIDADE

Moradores denunciam descaso com a Capelinha do Barreiro

Indignados com a Prefeitura de Uberaba, moradores da Capelinha do Barreiro fazem lista de reivindicações não atendidas pelo município desde 2018.

Michelle Rosa
Publicado em 04/05/2020 às 19:37Atualizado em 18/12/2022 às 06:03
Compartilhar

Foto/reprodução

De acordo com os moradores da comunidade rural da Capelinha do Barreiro, o município já recebeu as reclamações formalizadas em ofício, mas até agora não obtiveram nenhuma resposta ou soluções para os problemas.

“A comunidade está relegada a terceiro, quarto planos. A gente pede, cobra, mas a administração não atende, nem a Codau ou demais órgãos competentes. A Capelinha é um bairro de Uberaba e merece atenção, mas infelizmente não está havendo”, relata o presidente do Conselho Comunitário da Capelinha do Barreiro, o servidor público municipal Luís Carlos dos Santos.

De acordo com ele, desde 2018 a comunidade tem solicitado ao município um cronograma e a execução de limpeza das praças, da entrada do bairro e uma repaginação na sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Segundo ele a Fundação Municipal de Esportes (Funel) também se comprometeu em realizar algumas obras no local, “mas nem o passeio no entorno do campo de futebol fizeram”.

Ele finaliza falando da quantidade de animais nas vias da comunidade, na expectativa de uma solução vinda do poder público e também da instalação do biodigestor para tratamento do esgoto doméstico do bairro. “Até agora nada. “Gostaria de saber por que não nos atendem. Ou é perseguição política ou não dão mesmo a mínima para a comunidade”, desabafa.

Reportagem entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, que informou por meio de nota que, atendendo à solicitação dos moradores da Capelinha do Barreiro, incluíra em caráter emergencial na sua programação a execução de limpeza nas praças e na entrada da agrovila. Segundo o secretário da Sesurb, Antonio Sebastião de Oliveira – Toninho, também já se encontra na programação de serviços da secretaria, a reforma e o paisagismo da praça central. Toninho enfatiza também que, por determinação do prefeito Paulo Piau, a Capelinha do Barreiro foi a primeira agrovila a receber as novas lâmpadas de LED e que a população está recebendo sim a devida atenção do governo municipal. Caso haja necessidade de recapeamento das vias, a Secretaria enviará equipe da Operação Tapa-Buraco em caráter emergencial. A manutenção e melhorias no campos de futebol foi encaminhada a Funel.

Já sobre as condições do animais, Superintendência de Bem-Estar Animal esclarece que não recebeu nenhuma denúncia oficial, o que pode ser feito pelo telefone 3318-0218, de segunda a sexta, das 8h às 18h. "Vale informar que a superintendência recebeu uma protetora independente dessa comunidade e foi doado/entregue ração para os animais de rua de lá. Ainda esclarece que está programada ação de castração, mas que devido a pandemia está suspensa, sendo retomada após esse período". 

Sobre  instalação do biodigestor para tratamento do esgoto doméstico do bairro, a Codau conta que o bairro, tem fossa séptica, nos mesmos moldes dos demais bairros rurais de Uberaba. "A Companhia já planejou ampliação deste serviço com a instalação de novos sistemas de tratamento de esgoto, com a construção de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) compactas e moduladas nas comunidades rurais". 

Ainda de acordo com a companhia, licitação foi inclusive realizada. "No entanto, o certame foi cancelado no mês passado, já que a empresa vencedora não conseguiu dar início à execução das obras, por problemas financeiros de caixa interno", explica. 

E conclui. "Agora, a Codau vai se preparar para um novo processo licitatório para a instalação destas ETE´s compactas, que serão mais modernas e vão substituir as fossas sépticas existentes". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por