CIDADE

Ex-secretário de Agricultura defende ampliação de hortas urbanas para diminuir a incidência de dengue

Para José Humberto Guimarães, a medida pode trazer função social a terras que atualmente servem como depósito de lixo

Michelle Rosa
Publicado em 04/05/2020 às 15:31Atualizado em 18/12/2022 às 06:04
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas 

Hortas urbanas podem ajudar a diminuir a proliferação do mosquito da dengue, uma vez que o espaço vago teria função e não mais serviria como depósito de lixo

Balanço divulgado pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde conta que mais de 40 toneladas de lixo e de materiais inservíveis foram recolhidas em 34 bairros da cidade. Ainda de acordo com o município, até o fim do mês de abril, Uberaba contava com 2.443 notificações para dengue, sendo 146 casos positivos. Quatro óbitos estão em investigação, mas nenhum foi confirmado.

De acordo com José Humberto Guimarães, que é ex-secretário municipal de Agricultura de Uberaba, o volume de entulhos recolhidos e, consequentemente, o números de pessoas com dengue na cidade poderiam diminuir se os espaços urbanos livres fossem utilizados para o plantio de hortas e pomares. “Agricultura urbana pode ajudar a conter a dengue, porque muitos desses espaços estão servindo de hospedeiros para esses insetos e outros, que são peçonhentos. O cultivo de plantas dentro das cidades estimula, mesmo em tempo de pandemia, a ocupação para um trabalho remunerado, a solidariedade para com grupos de ações sociais, a terapia ocupacional, a ambientação paisagística”, explica José Humberto.

Ele destaca que o município tem 13.700 hectares, sendo o 50º município brasileiro com maior espaço urbano e o quinto lugar em Minas Gerais. “Já existe uma lei municipal que isenta de IPTU locais urbanos que sejam ocupados por atividades de produção de alimentos. Comprovada a instalação e o andamento da horta junto ao município é deferida a isenção para o proprietário. Uberaba reúne excelentes condições para ampliar consideravelmente hortas e pomares dentro do seu perímetro urbano, onde o espaço subutilizado é imenso. Uma parcela desse espaço pode ser disponibilizada por proprietários de imóveis para instalação de pequenas lavouras através de arrendamentos, parcerias ou aluguéis, evitando, assim, que se tornem depósitos de lixo”, salienta. Embrapa oferece curso gratuito de Hortas em Espaços Pequenos

Em tempos de coronavírus muitas pessoas estão ansiosas e uma das formas de trabalhar é emoção segundo especialista é tendo contato com a terra. O momento pode ser aproveitado para fazer uma horta, e mesmo para aquelas pessoas que tem pouco espaço em casa, especialistas mostram a solução.

Pensando nisso a Embrapa está disponibilizando, um curso gratuito sobre “Hortas em Espaços Pequenos”. Dividido em quatro módulos, o curso ETA sendo oferecido na modalidade on-line e traz as informações básicas que vão auxiliar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos, com explicações sobre como interagem os diferentes fatores associados à produção de hortaliças, como solo, planta, água e luz adequados.

A questão dos nutrientes presentes nas hortaliças e a sua importância para uma vida saudável também faz parte da abordagem, complementada por receitas que vão contribuir para diversificar os pratos e enriquecer as refeições. Os interessados em fazer o curso, devem acessar a plataforma e-Campo da Embrapa.

Os alunos podem escolher o melhor dia e horário para acessar o conteúdo, já que ficará disponível por tempo indeterminado na plataforma.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por