CIDADE

Centrais sindicais organizam atos virtuais para Dia do Trabalhador

Daniela Brito
Publicado em 29/04/2020 às 18:12Atualizado em 18/12/2022 às 06:00
Compartilhar

Dia Internacional do Trabalhador, comemorado amanhã (1º), terá manifestação nas redes sociais em face da Covid-19. O evento, intitulado “Ato Unificado 1º de Maio”, utiliza o slogan “Saúde, emprego, renda e democracia” e tem como foco “um novo mundo é possível com solidariedade”.

Um dos organizadores, o sindicalista Marcos Gennari Mariano, diretor do SinproMinas/Regional de Uberaba, dirigente da CTB/Minas e articulador do Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU), diz que a mobilização conta com a adesão dos demais sindicatos, como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular (CSP), Conlutas, Intersindical, Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), entre outros. “Todos estão mobilizados para promover grande atividade via internet’, explica.

A proposta consiste em uma grande live pelo Dia Internacional do Trabalhador, com início às 10h, com intervenções das principais lideranças trabalhistas, além de apresentações culturais e de grandes artistas. Segundo Marcos Gennari, o ato virtual acontece em meio à “catástrofe” chamada coronavírus, porém, lembra que a classe trabalhadora tem perdido direitos trabalhistas ao longo dos últimos anos. “E a resposta que este governo [de Jair Bolsonaro] nos oferece é com mais martírio e sofrimento”, diz.

Um dos temas da pauta de discussão do ato virtual é a redução dos salários dos trabalhadores do setor privado, por meio da Medida Provisória nº 936. A mobilização também se posiciona em favor da ampliação da renda via Estado e municípios para trabalhadores informais. A “Live do Trabalhador” traz a campanha “Fique em casa”, em defesa da saúde. Os trabalhadores poderão acompanhar o evento por meio dos sites das centrais sindicais nos endereços eletrônicos ctb.org.br, cut.org.br, cspconlutas.org.br e fsindical.org.br.

Conforme Marcos Gennari, a pandemia traz a necessidade de se formar uma ampla unidade para enfrentar esta situação, levando em conta a defesa do emprego, renda e da democracia. O sindicalista também informa que os profissionais da imprensa serão homenageados, visto que, assim como os da saúde, estão integrados no combate ao coronavírus, “desempenhando um importante papel para a sociedade”. Em nível local, segundo ele, está sendo programada uma plenária virtual para a análise da atual conjuntura, para ocorrer nos dias seguintes à comemoração.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por