CIDADE

HC-UFTM vai realizar cerca de 500 testes por semana para coronavírus

Hospital se credencia para receber testes da Funed e também já recebeu doações da Mosaic

Daniela Brito
Publicado em 27/04/2020 às 14:55Atualizado em 18/12/2022 às 05:55
Compartilhar

Foto/Arquivo JM

Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) fará testagem para a Covid-19. A expectativa é realizar em torno de 500 exames semanalmente, em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) conforme adianta a superintendente, Ana Lúcia Simões. “Nossa intenção é contribuir para a detecção da doença, agilizando os resultados, com a realização destes exames”, diz.

De acordo com ela, o HC dá andamento ao credenciamento junto à Secretaria Estadual de Saúde, via Fundação Ezequiel Dias (Funed), para receber os kits para dar início à realização dos testes. Além disso, a superintendente informa que foi montado um laboratório específico para realizar os testes, com os equipamentos necessários e toda adequação com protocolos de biossegurança e formação de equipe especializada para este trabalho. “Estamos preparados. Nós temos recursos humanos, equipamentos e toda infraestrutura necessária”, diz Ana Lúcia, sendo a única pendência é de insumos, ou seja, os kits, via Funded, para a realização dos exames para a detecção do vírus causador da Covid-19,

Ao mesmo tempo, o Hospital de Clínicas finaliza a parte jurídica para receber dez mil kits doados pela Mosaic Fertilizantes, que também vai contribuir com o trabalho de testagem. Estes testes, do tipo PCR, utiliza a técnica conhecida como RT-PCR - sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Este método, que fornece os resultados em até 24 horas, é considerado um dos mais completos, já que evita a necessidade de contraprova.

Ana Lúcia explica que os testes sairão com custo de R$ 60 e serão direcionados a todos pacientes dos municípios que englobam a macrorregional Triângulo Sul, mas dando prioridade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. O valor será arcado totalmente pela instituição, sem custo para os pacientes.

A superintendente também reforça que o Hospital de Clínicas é o segundo na retaguarda para a recepção de pacientes enfermos da Covid-19, sendo a referência para receber doentes o Hospital Regional, seguido da primeira retaguarda que é o Hospital Universitário Mário Palmério. Além disso, o HC continua atendendo pacientes da média e alta complexidade, sendo que estão suspenso apenas os atendimentos eletivos, por força do decreto municipal.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por