JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Apesar de 1ª morte confirmada por coronavírus, Piau mantém reabertura do comércio em Uberaba

O prefeito defende que regras não foram flexibilizadas e garante fiscalização rigorosa a lojas a partir de segunda-feira (13)

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

11/04/2020 - 14:02:13. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 11/04/2020 - 14:33:55.

Arquivo


Prefeito Paulo Piau afirma que mais de 200 homens estarão nas ruas para fiscalizar cumprimento de regras de isolamento em lojas da cidade

A confirmação da primeira morte causada por coronavírus em Uberaba não terá interferência na liberação para a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (13). Em entrevista à Rádio JM neste sábado (11), o prefeito Paulo Piau (MDB) afirma que o decreto que permite a retomada de várias atividades está mantido, mas assegura que a fiscalização será rigorosa para cobrar o cumprimento de todas as exigências sanitárias.

LEIA MAIS: Decreto permite reabertura do comércio em Uberaba a partir do dia 13 de abril

Piau defende que anteriormente havia um grande número de lojas e empresas de serviços funcionando clandestinamente, o que impedia um controle efetivo do cumprimento das regras de distanciamento. Segundo o chefe do Executivo, com as novas normas que entram em vigor a partir de amanhã, será possível verificar se os cuidados estão sendo tomados.

“Estamos tomando uma medida de inteligência para trazer o quadro para a visibilidade do fiscal. É preferível uma porta aberta com regra de controle do que estar de portas fechadas e lá dentro tudo correndo solto. Por isso, temos que adotar as medidas previstas para começar na segunda-feira”, posiciona.

O prefeito adianta que uma operação especial foi preparada para começar amanhã, com efetivo de mais de 200 homens para percorrer toda a cidade e verificar o cumprimento das exigências estabelecidas para o funcionamento de lojas e o atendimento de prestadores de serviço.

“Dividimos Uberaba em cinco regiões e todas elas serão fiscalizadas, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Vamos sair em carreata do centro da cidade no início da manhã. As medidas serão duras para quem não obedecer, começando com multa e podendo até levar à interdição do estabelecimento”, manifesta.

Além da obrigatoriedade de barreiras físicas para impedir a entrada de clientes no interior das lojas, Piau ressalta que o comércio também estará com horário diferenciado durante o período da quarentena. As lojas funcionarão somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

“No sábado, que é o momento que observamos aglomerações, o comércio e serviços estarão fechados. Estamos endurecendo o jogo para prevenir contra a disseminação do coronavírus, não o contrário”, defende.

EMBATE
Questionado sobre os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público em relação ao embasamento técnico para a mudança nas restrições ao comércio, o prefeito argumenta que a administração municipal não flexibilizou as regras e aumentou as normas a serem obedecidas para o funcionamento de lojas.

O chefe do Executivo também contestou o entendimento do MP de que Uberaba estaria fazendo a transição da estratégia de Distanciamento Social Ampliado para o Distanciamento Social Seletivo, com apenas grupos específicos isolados.

“Não existe mudança de distanciamento amplo para seletivo. Nem estamos pensando em adotar isolamento vertical. Isso não está na conversa do comitê técnico. Estamos agindo de acordo com a realidade de Uberaba e tomando medidas para melhorar o controle do vírus. O único objetivo é esse”, finaliza, informando que todas as respostas detalhadas serão apresentadas à promotoria na segunda-feira. 

VEJA TAMBÉM: Ministério Público questiona liberação para reabertura do comércio

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia