JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Decreto permite reabertura do comércio, mas só depois da Páscoa

Novo documento permitirá que estabelecimentos possam atender clientes do lado de fora a partir da próxima segunda-feira

06/04/2020 - 20:17:18. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 06/04/2020 - 22:04:32.

Após reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Paulo Piau (MDB) anunciou que lojas do comércio poderão atender clientes do lado de fora, no estilo drive thru, a partir da próxima próxima semana. As novas regras estarão em decreto que será publicado ainda nesta segunda-feira, dia 6.

De acordo com Piau, o comércio poderá trabalhar de portas abertas a partir de segunda-feira (13), mas continua proibida a entrada e a permanência de clientes no interior do estabelecimento. Ele salienta que será determinada a colocação de barreira física no acesso das lojas para assegurar que não ocorra a circulação de consumidores no interior.

A abertura, entretanto, não será estendida a lojas instaladas dentro de centros comerciais e malls, que devem continuar fechados dentro do prazo estabelecido inicialmente até 30 de abril. “Shoppings não abrem, só para as atividades essenciais já permitidas como supermercados. Já definimos em ecreto”, salienta.

Além da flexibilização para o comércio, o chefe do Executivo anunciou que empresas do setor de serviços como cabeleireiros, barbeiros e manicures também poderão voltar a atender a partir da próxima segunda (13), mas somente com agendamento prévio de uma pessoa por hora e com um intervalo de 15 minutos entre cada cliente para a desinfecção do espaço e equipamentos.

Piau reforça, entretanto, que a flexibilização vale somente após o feriado da Semana Santa, já que o período agora é considerado o pico de transmissão do coronavírus no país. “Enquanto não for dia 13, fica valendo o decreto anterior. Ou seja, comércio de portas fechadas, exceto de itens essenciais”, alerta.

Por outro lado, o chefe do Executivo manifesta que as normas serão endurecidas para supermercados, padarias, farmácias, bancos e outros estabelecimentos que estão permitidos a ter circulação de clientes no interior. A partir da próxima semana, será obrigatório o uso de máscaras tanto para atendentes quanto para os consumidores que entrarem nas lojas. A exigência também será estabelecida para motoristas e passageiros nos ônibus de transporte coletivo, táxi, mototáxi ou veículos de aplicativo.

Leia mais: Prefeito pretende endurecer regras de isolamento em Uberaba 

Quanto aos bancos, o prefeito posiciona que será determinada a organização das filas para o cumprimento das regras de distanciamento do lado externo. Piau afirma que o descumprimento estará sujeito à perda do alvará.

Veja também: Recomendações de isolamento são ignoradas e bancos registram filas com aglomerações
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia