CIDADE

Sindicato dos bancários critica adesão de bancos à MP 927

Diego Bunazar comenta que o setor é um dos mais lucrativos do país e a medida deveria ser adotada apenas para pequenas instituições

Daniela Brito
Publicado em 06/04/2020 às 09:19Atualizado em 18/12/2022 às 05:26
Compartilhar

Sindicato dos Bancários de Uberaba critica a adesão de instituições financeiras à Medida Provisória n.º 927, que visa socorrer empresas perante a crise gerada pela Covid-19.

Entre os bancos que anunciaram que vão utilizar as medidas da MP 927, segundo o presidente Diego Bunazar, está o Banco Santander, que o ano passado, faturou R$ 14,5 milhões.

A MP permite mudar uma série de direitos dos trabalhadores sem participação dos sindicatos, regulamentando a antecipação de férias, feriados e uso indiscriminado do banco de horas.

Em Uberaba, o banco Santander concedeu férias coletivas a partir desta segunda-feira (6) para os funcionários das agências da avenida Santos Dumont e da Univerdecidade. “Isso deveria ser adotado apenas para pequenas instituições, não para o Santander, que lucrou R$ 14,5 bilhões em 2019”, avalia o dirigente sindical.

Segundo ele, bancos não devem utilizar a MP por fazerem parte de um dos setores mais lucrativos do país. Para Diego Bunazar, as instituições financeiras podem utilizar outros mecanismos, como o rodízio de funcionários, teletrabalho, entre outros. “O setor é muito lucrativo e poderia implantar sem nenhum problema o rodízio dos funcionários, teletrabalho, ou mesmo permitir que os trabalhadores fiquem em casa nesse período de pandemia”, ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por