CIDADE

Arquidiocese de Uberaba mantém atividades religiosas suspensas

Mesmo com decreto presidencial considerando essenciais as atividades religiosas, orientação da CNBB é de manter o isolamento

Daniela Brito
Publicado em 31/03/2020 às 14:23Atualizado em 18/12/2022 às 05:20
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas (Arquivo JM)

Igrejas poderão estar abertas, mas sem a realização de celebrações públicas, incluindo as atividades da Semana Santa, que começa no domingo

Arquidiocese de Uberaba mantém a suspensão de todo cronograma católico, embora o decreto presidencial, já questionado na Justiça, tenha incluído a atividade religiosa como serviço essencial.

De acordo com a assessoria de comunicação, a Arquidiocese de Uberaba segue as recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que pede a suspensão de todas as atividades que possam contribuir para a aglomeração de pessoas como medida de prevenção à Covid-19.

Além disso, o arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, declarou suspensão de todas as atividades públicas da Igreja na cidade até o dia 30 de abril. Com isso, as igrejas estão fechadas para os fiéis, e sem a realização de qualquer tipo de celebração. Apenas os padres estão celebrando missas restritas e aqueles que quiserem e puderem estão transmitindo pelas redes sociais, conforme nota já emitida pelo próprio Dom Paulo.

O presidente da CNBB, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo, divulgou vídeo, no fim de semana, no qual apelou para que a população não saia de casa. “É hora de colaborar. Vamos ter entre nós, agora, marcando o tecido da nossa cidadania, uma atitude de solidariedade como o bom samaritano. Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. Não saia de casa, vamos colaborar. Do contrário, pagaremos um alto preço. O preço alto que já estamos pagando será ainda mais amargo, por isso vamos colaborar, não saia de casa”.

Em alguns Estados, a atividade religiosa também continua suspensa em meio ao decreto presidencial, seguindo decretos estaduais como é o caso de MInas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Em algumas cidades específicas, a Justiça retirou a atividade religiosa do rol das essenciais, como por exemplo, Duque de Caxias (RJ).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por