CIDADE

Grupos organizam carreatas em protesto ao fechamento do comércio

Uma delas está marcada para a tarde desta sexta-feira, a partir das 14h

Daniela Brito
Publicado em 26/03/2020 às 17:33Atualizado em 18/12/2022 às 05:12
Compartilhar

Grupos têm se organizado para manifestações nos próximos dias levantando a bandeira da volta ao trabalho. Um dos movimentos propõe buzinaço nesta sexta-feira (27).

Cartazes chamando empresários e trabalhadores a voltarem ao trabalho estão circulando pelas redes sociais com convocações à retomada das atividades.

A manifestação prevista para hoje, "Reabre Uberaba", chama os uberabenses a participarem de grande carreata: "Não vamos morrer de fome".

"Vamos fazer uma carreata para protestar contra o comércio fechado...Vamos lá uberabense está na hora de reagir vamos mostrar que a população está contra a medida de isolamento total, deve ter isolamento para o grupo de risco "os mais velhos" agora nós vamos as ruas os mais jovens vai movimentar essa economia...", diz o chamado.

O protesto vai contra as orientações da Saúde, que preconiza a não aglomeração de pessoas para evitar a transmissão do coronavírus. Em Uberaba, o decreto municipal que adotou como medida o fechamento dos comércios foi instituído conforme as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. 

CAMINHONEIROS

Em movimentação semelhante, caminhoneiros têm distribuído vídeos nas redes sociais com mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, chamando à retomada dos trabalhos. A categoria ameaça parar, sob argumento de parar de levar comida às mesas enquanto caminhoneiros passam fome. As críticas são, sobretudo, ao governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB). 

Em um dos vídeos, caminhoneiro de máscara de proteção fala em frente a um restaurante fechado, indignado com a falta de lugares abertos nas estradas onde os trabalhadores possam se alimentar enquanto mantêm o transporte de cargas durante o isolamento social no país.  MP orienta organizadores de carreata a informarem autoridades sobre movimento

Organizadores da carreata “Reabre Uberaba”, da Operação Volta ao Trabalho, em protesto ao fechamento do comércio, prevista para acontecer hoje, às duas horas da tarde, saindo da Praça Por do Sol, devem informar ao poder público sobre sua realização. A orientação é da Coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Cláudia Alfredo Marques.

A medida é necessária para sejam adotadas todas as estratégias de fiscalização, seja por parte da Prefeitura de Uberaba, por meio da Guarda Municipal, e Polícia Militar de Minas Gerais. “Estas informações devem ser prestadas em prazo razoável, com o horário, ponto de partida, trajeto a ser feito, quantidade de veículos, número de pessoas envolvidas e ponto de chegada”, diz.

Em Uberlândia, o Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com o Ministério Público Federal, recomendaram a suspensão de carreata semelhante, realizada por um movimento autointitulado “Reabre Uberlândia”.

Porém, ela justifica que a recomendação é exclusiva daquela cidade. “Eu sigo as orientações do nosso centro de apoio, em Belo Horizonte, para que nossa atuação seja padronizada e, até então, não recebi nenhuma recomendação neste sentido”, diz a coordenadora que representa todos os 27 municípios do Triângulo Sul.

Porém, ela entende que as pessoas têm a liberdade de se manifestarem, desde que não haja aglomeração e riscos à saúde, principalmente em razão da Covid-19. “Mas é necessário que todas informações sejam prestadas para que ocorra a devida fiscalização”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por