CIDADE

Geriatra sugere vacinação de idosos contra gripe sem filas

Médico destaca a necessidade de evitar aglomerações e propõe agendamento ou aplicação em domicílio

Daniela Brito
Publicado em 19/03/2020 às 20:05Atualizado em 18/12/2022 às 05:04
Compartilhar

Jairo Chagas

Guilherme Pardi entende que é preciso adotar medidas para não expor os idosos durante a campanha de vacinação, que começa na próxima semana

Médico geriatra Guilherme Pardi recomenda medidas específicas para serem adotadas pelo município durante a campanha de vacinação, que tem início na próxima segunda-feira (23) em Uberaba. Isso porque o público-alvo é na maior parte formado por idosos, considerados grupo de risco para Covid-19. Uma sugestão é o agendamento ou até a aplicação em domicílio por equipes da Saúde da Família. 

De acordo com ele, o risco de contaminação nos idosos é o mesmo de outras pessoas, porém, este grupo possui outros fatores de risco decorrentes da velhice, como imunidade baixa e outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem potencializar os sintomas da doença. “A resposta inflamatória pode ser maior nos idosos, o que leva a quadros mais graves”, explica.

Neste sentido, ele recomenda o isolamento, em domicílio – até para aqueles que chegaram de locais onde há grande focos da doença –, por quinze dias. Não precisam, conforme o médico, realizar exames, caso estejam assintomáticos, deixando esta medida apenas para casos mais graves. “Qualquer desconforto respiratório, como falta de ar, ou uma febre persistente, procure ajuda médica, independentemente de ser suspeita de coronavírus ou não”, orienta.

O médico esclarece ainda que aqueles que estão com consultas eletivas agendadas, que estas sejam adiadas, como medida de cautela, até a melhora do cenário atual. “É prudente postergar”, diz. Guilherme Pardi reforça a importância dos cuidados a serem adotados por idosos. Segundo ele, as pessoas acima de sessenta anos devem se resguardar, fazendo o isolamento social, e, ainda, tomando bastante líquido e banho de sol. É necessário ainda realizar atividade física, de forma moderada. Caso necessário, no quintal de casa e, se não for possível, ao ar livre, sempre evitando aglomeração de pessoas. Evitar ainda contato físico com crianças, separar objetos de uso pessoas e permanecer sempre em locais arejados. 

Pessoas jovens também devem ter cuidado redobrado com o público idoso. Guilherme Pardi diz que os jovens, mesmo assintomáticos ao coronavírus, podem ser transmissores da doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por