CIDADE

Igreja suspende procissões, festas de padroeiros e as missas públicas

Orientações enviadas às paróquias mudam diversos ritos da Semana Santa, que encerra a Quaresma, no início de abril

Arquivo
Publicado em 18/03/2020 às 20:01Atualizado em 18/12/2022 às 05:01
Compartilhar

Arquidiocese de Uberaba traça novas diretrizes para a prevenção ao coronavírus (Covid-19). As medidas interferem em todas as celebrações da Semana Santa na região. No entanto, as missas estão mantidas em igrejas e paróquias. Até segunda ordem estão suspensas atividades como procissões, festas de padroeiros e catequeses de adultos e crianças, encontros, cursos de formação, entre outras, em toda a região. 

No início da noite de ontem, mediante o registro do primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade, a Arquidiocese de Uberaba emitiu nota informando que o arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, decretou “que ficam suspensas as celebrações eucarísticas públicas até uma nova orientação. Em todas as paróquias, que os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa pelo povo em geral, de forma privada”.

Em relação à Semana Santa, ficam suspensas as encenações de Paixão de Cristo e Via-Sacra. A celebração dos Santos Óleos deve ocorrer sem a presença dos fiéis, e o Tríduo Pascal, com a máxima cautela, onde houver necessidade, ao ar livre. Segundo a nota, o gesto do lava-pés deve ser evitado durante a celebração da Ceia do Senhor, e a Vigília Eucarística deve ocorrer em curto período de tempo e em lugar arejado e amplo. Em relação à celebração da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, a adoração da cruz deve ser sem o beijo. E na Vigília Pascal, número de leituras deve ser reduzido.

As decisões foram formalizadas por meio de nota oficial assinada pelo arcebispo metropolitano, dom Paulo Peixoto Mendes. Ele pede ainda que os fiéis colaborem com as autoridades competentes para se evitar a proliferação do vírus.

Ainda segundo a Arquidiocese de Uberaba, casamentos já previamente marcados poderão ser realizados, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, Estado e município. 

A princípio, as novas diretrizes são válidas até o Domingo de Páscoa, que acontece no dia 12 de abril, ou até sua revogação. No entanto, já houve o cancelamento da romaria, prevista para o dia 24 de maio, para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por