CIDADE

Servidores da UFTM e do HC reclamam de falta de orientação quanto ao coronavírus

UFTM emitiu nova resolução na terça-feira (17) sobre as medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre os servidores e comunidade universitária

Raiane Duarte
Publicado em 17/03/2020 às 18:41Atualizado em 18/12/2022 às 04:58
Compartilhar

O Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos Administradores em Educação da UFTM (Sindttae) emitiu um ofício, nesta terça-feira (17), após receber reclamações de trabalhadores do Hospital de Clínicas e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Segundo o documento, os trabalhadores não estariam sendo orientados sobre como proceder nesta hora de crise pandêmica.

"Acreditamos que a responsabilidade central por todos os trabalhadores da UFTM (RJU) é de total autonomia do PRO-RH da UFTM, mesmo tendo um contrato com a EBSERH, portanto, em tempos de crise o RH da Ebserh tem que ser ágil ou não responderá mais pelos anseios dos trabalhadores do RJU, de forma direta ou indireta. Portanto, pedimos a imediata suspensão de todas as atividades laborais na UFTM, isto inclui inclusive os terceirizados e quanto aos valorosos do HC da UFTM que irão trabalhar na linha de frente, exigimos: garantia de escala com margem de segurança, EPI e EPC completos, matérias, insumos, medicamentos para trabalhadores e pacientes entre outros aparatos de segurança para os trabalhadores do HC da UFTM", solicitou Sindicato.

A reportagem do JM Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Universidade e do Hospital e solicitou um posicionamento sobre a questão. A assessoria de comunicação da UFTM encaminhou a seguinte nota:

“Desde o início das discussões acerca do novo coronavírus (COVID-19) a UFTM tem realizado reuniões locais com a equipe de gestão e divulgado para a comunidade por meio do portal institucional e mídias sociais oficiais da UFTM as decisões e medidas adotadas. Os servidores foram orientados pelos setores responsáveis sobre os procedimentos a serem adotados e que estava em fase final de tramitação a resolução com as orientações acerca dos procedimentos que deveriam ser adotados. A UFTM criou uma página onde estão inseridas informações, documentos e ações adotadas no enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19). As informações podem ser acessadas no site.”

Segundo documento, a resolução estabelece medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre os servidores da UFTM e comunidade universitária, incluindo o replanejamento de rotinas e procedimentos de trabalho, como forma de prevenção aos problemas causados pelo COVID-19.

Confira aqui a resolução completa emitida nesta terça-feira (17).

Já a assessoria do Hospital de Clinicas pontuou que boletins informativos diários do Ministério da Saúde estão sendo publicados no site do HC desde o dia 16 de janeiro e que há materiais de comunicação interna como cartazes, vídeos e informativos eletrônicos também abordaram os aspectos técnicos a respeito do vírus e de sua prevenção, tendo sido veiculados diretamente para público interno via e-mail e celulares, além da exposição de impressos em murais.

"Mais de 420 alunos e funcionários do Hospital de Clínicas já participam de capacitações oferecidas por profissionais do HC, incluindo aulas com infectologistas.

Uma Rotina Operacional Padrão foi publicada ao final de fevereiro, contendo orientações para o manejo epidemiológico do coronavírus no âmbito do HC-UFTM. O Comitê de Enfrentamento Institucional ao Coronavírus também foi criado pelo HC no fim de fevereiro, promovendo reuniões diárias com representantes das Gerências e Superintendência do Hospital, para deliberar sobre temas como suprimentos, insumos e biossegurança.

Ainda ao fim de fevereiro, foi divulgado o Plano de Enfrentamento Institucional. Em março, foi finalizado e publicado o esquema Tático-Operacional, contendo ações a serem adotadas em oito frentes de trabalho. Também foi publicado o Fluxo de atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, para um cenário de transmissão sustentada.

O HC-UFTM disponibiliza, ainda, chave de acesso ao Aplicativo UptoDate, que reúne informações científicas verificadas e atualizadas sobre temas da saúde a partir dos melhores periódicos de todo o mundo. O UptoDate já criou uma pasta de conteúdos exclusiva sobre o Covid-19, e seus conteúdos podem fundamentar questões relacionadas à prática clínica no serviços de saúde. 

Atividades de Ensino e Pesquisa

• Suspensão das atividades extracurriculares (estágios, visitas técnicas);

• Suspensão das atividades teóricas nas salas de apoio didático e auditórios do HC-UFTM, com exceção das capacitações internas autorizadas pela CCIH/HC-UFTM;

• Manutenção de reuniões de pequenos grupos para discussão de casos assistenciais;

• As atividades de pesquisa devem ser suspensas. Entretanto, casos específicos poderão ser analisados mediante justificativa pelo Comitê Gestor Covid-2019.

Atividades Administrativas

• Reuniões e consultas presenciais limitadas aos casos essenciais;

• Preconiza-se o uso prioritário de meios remotos de comunicação, como telefone e e-mail;

• Os ambientes de trabalho sejam mantidos ventilados, com janelas e portas abertas sempre que possível. Nesse caso, desligar o ar condicionado;

• Sejam mantidos, como amplamente divulgado, os hábitos de higiene pessoal, especialmente lavagem frequente de mãos com água e sabão;

• O uso de EPIs, máscaras cirúrgicas entre outros, deve ocorrer estritamente de acordo com as orientações e protocolos da CCIH. No atual contexto, de possibilidade concreta de desabastecimento nacional, é essencial garantir o suprimento para possível acolhimento de pacientes acometidos de Covid-19.

 Atividades Assistenciais

• Redução do atendimento ambulatorial de acordo com cada área assistencial;

• Restrição de acompanhantes e visitas a pacientes internados, em relação ao período, tempo de permanência e número de pessoas, observadas as regras legais e normatização interna específica – que será publicada ainda esta semana, via Rotina de visitas e acompanhantes de pacientes assistidos durante o enfrentamento da Covid-19;

• Restrição de visitas didáticas e discussão de casos à beira do leito, sendo que os pacientes serão avaliados por médicos residentes, médicos assistentes (staff), professores e residentes multiprofissionais;

• Atualização do fluxo de atendimento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, com adoção de novas medidas de acordo com o nível de transmissão local e a evolução do cenário epidemiológico da região.

O atendimento geral, preferencialmente, deve ser realizado nas unidades básicas de saúde e pronto atendimento municipais, ficando este Hospital de Clínicas da UFTM como referência para casos graves. O Comitê de Enfrentamento Institucional está realizando intenso trabalho de acompanhamento diário do cenário epidemiológico, em estreita colaboração com a Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e demais hospitais desta Rede, bem como com autoridades de saúde locais.

Novas medidas poderão ser adotadas de acordo com o risco de transmissão local e a evolução do cenário epidemiológico.

O Plano de Ações encontra-se em constante atualização e está disponível para acompanhamento no link .

Haverá mudanças a serem publicadas em Portaria, em fase de finalização por parte do Comitê de Enfrentamento Institucional ao Coronavírus HC-UFTM. As mudanças contemplarão gestantes, lactantes e demais grupos e risco para a infecção. Serão mantidos informativos internos diários sobre as decisões do Comitê.​

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por