CIDADE

Peixe é usado para o combate do Aedes em piscinas e reservatórios

Em locais que os proprietários deixam depósitos abandonados, sem o devido cuidado, a espécie lebiste tem ajudado no combate ao transmissor da dengue

Publicado em 16/03/2020 às 21:01Atualizado em 18/12/2022 às 05:00
Compartilhar

Divulgação

Piscinas abandonadas e tanques, como os da antiga Copervale, já contam com o peixe que elimina as larvas

Para dar mais eficiência ao combate do mosquito Aedes aegypti em imóveis que contam com grandes reservatórios de água, como tanques e piscinas abandonadas, a Prefeitura de Uberaba está utilizando o peixe lebiste (Poecilia reticulata). O serviço está acontecendo desde outubro de 2019 e já foi utilizado em 27 imóveis, segundo dados do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. 

Também conhecido como barrigudinho ou guppy, o lebiste auxilia na redução dos índices por se alimentar das larvas do mosquito transmissor das arboviroses, impedindo a proliferação no local. Trata-se de uma estratégia ecologicamente correta, utilizada em grandes depósitos com água, como tanques e piscinas de imóveis abandonados ou em desuso, como o tanque presente no imóvel da antiga Copervale.

Segundo o chefe da Seção de Controle de Endemias, Hiago José Rosa, testes foram realizados antes da implantação da estratégia, que está sendo utilizada em pontos de mais urgência em Uberaba. “Se o nosso agente vai a uma residência ou imóvel abandonado e identifica a necessidade, os peixes são colocados. Não é um serviço que pode ser solicitado pela população no momento”, esclarece Hiago.

Além dessas ações, o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias segue com as visitas periódicas dos agentes de endemias nas residências, com o objetivo de identificar focos e orientar a população para prevenção; ações contínuas de educação em saúde; Mutirão de Limpeza, que já recolheu mais de 31 toneladas de lixo em 23 bairros; utilização de drones para identificar imóveis de difícil acesso, entre outros.

Mutirão de Limpeza percorreu nessa segunda-feira (16) o bairro Buritis e vai iniciar a ação nesta terça-feira (17) no bairro Pontal. 

Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo Disque Dengue pelo 3317-4660 ou no telefone 3315-4173. A população também pode utilizar o aplicativo “Uberaba contra a Dengue” e o canal de comunicação “Cidade Ativa”, por meio dos telefones 0800-940-0101 / (34) 3318-0800 ou e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por