CIDADE

Uberabenses suspeitos de infecção pelo Coronavírus estão em isolamento no Hospital Regional

Segundo o Ministério da Saúde, casos no Brasil devem chegar a 300 em breve

Publicado em 27/02/2020 às 10:59Atualizado em 18/12/2022 às 04:30
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Em coletiva de imprensa nesta tarde, secretário Iraci Neto – juntamente com a presidente em exercício da Funepu,Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, e do coordenador das UPAs, Thiago Borges, explicou as providências tomadas pela SMS diante das duas suspeitas de coronavírus em Uberaba

Uberaba tem dois casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Um homem de 18 anos e uma mulher de 35 procuraram atendimento médico espontaneamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque do Mirante nesta manhã e, após cuidadosa avaliação, foram mantidos em isolamento. Eles apresentavam sintomas semelhantes aos causados pelo coronavírus. Tendo em vista que o casal fez recente viagem à Itália, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguiu o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. No início da tarde, eles foram transferidos para o Hospital Regional (HR), onde permanecem isolados em observação. A SMS recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que ainda não há confirmação, mas sim casos suspeitos. 

Segundo nota enviada à imprensa nesta tarde, a SMS informou que, “no HR, foram coletadas amostras de sangue e swab (secreções bucais) e realizados testes de rotina para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os exames laboratoriais de rotina (hemograma completo, ureia e creatinina/função renal, eletrólitos) e raio-x de tórax não apontaram anormalidades. Os pacientes permanecem em isolamento no HR em espaço apropriado e chancelado pela Vigilância Sanitária, enquanto aguarda-se a confirmação ou a exclusão da(s) suspeita(s) de contaminação pelo novo coronavírus. As amostras coletadas foram repassadas à Regional de Saúde para serem transportadas e analisadas pela Fundação Nacional Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte”.

Ainda de acordo com a SMS, “a mulher apresentava febre baixa, tosse seca, dor de garganta e diarreia. O rapaz relatou febre anterior (mas estava afebril no momento da consulta), diarreia e tosse seca. Nenhum dos dois tem diagnóstico de doença de base. Os pacientes relataram que passaram o fim de semana em um rancho com outras seis pessoas. Todas já foram identificadas e estão sendo avaliadas na UPA do Mirante”.

Em coletiva de imprensa convocada para o início desta tarde, o secretário Iraci Neto – juntamente com a presidente em exercício da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) Jesislei Bonolo do Amaral Rocha e da referência técnica das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante, médico Thiago Ferreira Borges – explicou que o HR foi preparado por uma equipe especializada e recebeu o casal já no início da tarde. O HR possui cinco leitos que estão nos moldes solicitados pelo Ministério da Saúde para atender casos assim.

Ainda durante a coletiva, explicou-se que desde o primeiro momento, a assistência está abordando parentes e pessoas que tiveram contato com casal e, caso haja apresentação de sintomas, haverá isolamento. A secretaria municipal também aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre possível nova transferência, mas no momento os pacientes permanecem no HR.

Segundo Iraci, a equipe da Secretaria de Saúde já estava trabalhando preliminarmente frente aos protocolos do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus – Covid-19 para avançar com um Plano de Contingência Municipal, devido aos casos suspeitos em Franca e Uberlândia. “Redirecionamos para uma ação mais efetiva a partir de hoje, de forma mais intensa, principalmente com as portas de entradas das nossas UPAs, que são gerenciadas pela nossa parceira Funepu, com orientação e capacitação dos profissionais e na busca dos leitos de hospitais que atendam aos critérios técnicos para receber eventual paciente, caso precise de internação hospitalar”, explica o secretário.

“Isolamos a paciente de imediato e transferimos para o Hospital Regional, com ajuda da equipe de Regulação. O rapaz também foi isolado por medida de alerta, já que ele teve contato com ela desde a chegada da mesma e os dois estão sendo acompanhados por uma equipe de infectologistas”, informa Thiago Borges.

À tarde, o secretário de Saúde, Iraci Neto manteve reunião com todos infectologistas da Rede Pública e Privada cidade para, dentro da experiência médica, especificar e reforçar medidas para o dia a dia. Em nota técnica enviada à imprensa, a SMS estabeleceu orientações:

“Após exaustiva análise do cenário atual e todas as discussões referentes ao fluxo de atendimento destes casos e de potenciais outros que por ventura possam surgir, algumas recomendações e/ou considerações foram tomadas:

- Não há razão técnica para pânico e/ou alarde por parte da população;

- Não há razões para recomendações técnicas de cancelamento de qualquer evento público com aglomeração populacional em locais abertos até o presente momento;

- Os hospitais existentes em Uberaba já iniciaram, tanto na rede pública quanto na rede privada, as discussões, planejamentos e ações que objetivam o melhor atendimento e assistência à população;

- Também se recomenda a prática recorrente de cuidados de higiene pessoal que envolvem: lavar as mãos rotineiramente com água e sabão e/ou uso de álcool em gel à 70%. Evitar contato próximo com pessoas que tenham tido contato nos últimos 10 (dez) dias com pessoas que tenham estado em um dos países com surtos do Coronavius. Ao tossir, que se proteja boca e nariz com o uso de lenço de papel descartável e/ou cobrir a boca e nariz com as mãos”. CASOS NO BRASIL DEVEM CHEGAR A 300

O Ministério da Saúde também realizou coletiva de imprensa nesta tarde para atualizar os números do coronavírus. Além do caso já confirmado ontem, há 132 suspeitos e 60 descartados do novo coronavírus no Brasil.

Os dados estão atualizados até o meio-dia desta quinta e não incluem outras 213 notificações ainda em análise pela pasta. Esses 213 casos podem ser incluídos nos suspeitos ou descartados, e a projeção do secretário-executivo do Ministério da Saúde é que chegue, ao fim, perto de 300 suspeitos. Dos 132 suspeitos, cinco são em Minas Gerais.

O novo coronavírus, que já matou mais de 2 mil pessoas, a maioria na China, provoca febre e sintomas respiratórios.

Uberlândia e Franca também emitiram notas informando casos de pessoas com sintomas e que estiveram na Itália recentemente.

Tendo em vista a chegada do coronavírus ao Brasil, a Arquidiocese de Uberaba enviou comunicado alertando a comunidade católica sobre ações de prevenção durante as missas e aglomerações de pessoas. O cuidado deve ser redobrado durante a Campanha da Fraternidade junto com o período quaresmal.

Confira as orientações da Arquidiocese de Uberaba:

1. Durante as missas, em vez do abraço da paz, buscar fortalecer o sentimento de bem querer em relação ao próximo;

2. Na oração do Pai Nosso, no lugar de unir as mãos, seja cultivado, com mais intensidade, o compromisso com a fraterna comunhão; e

3. Aos nossos irmãos sacerdotes, pedimos que orientem os fiéis a receber a comunhão na mão, tendo em vista que o vírus tem sido transmitido também pela saliva.

O comunicado é assinado pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por