JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 01 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Grêmios estudantis da rede municipal fazem eleições nos dias 3 e 4 de março

Nos dias 3 e 4 de março, alunos de ensino fundamental da rede municipal de Uberaba farão a campanha eleitoral para a eleição dos grêmios estudantis em 29 escolas

25/02/2020 - 00:00:00.

Nos dias 3 e 4 de março, alunos de ensino fundamental da rede municipal de Uberaba farão a campanha eleitoral para a eleição dos grêmios estudantis em 29 escolas. Os jovens se candidatam por meio de chapas para a votação, que acontece no dia 5, nas respectivas unidades. A posse acontecerá no dia 12 de março, das 13h às 15h30, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. 

Em todas as escolas a movimentação pelas eleições é um momento muito importante, como cita o coordenador dos Grupos de Liderança do Departamento de Projetos Especiais/Secretaria de Educação, Phablo Lemes. “A proposta inclui atividades que ampliam as relações entre escolas e comunidade, promovendo o acesso à formação política e protagonismo juvenil”, explica.

Cada escola tem pelo menos uma chapa. Os gestores e professores/orientadores se mobilizam para promover a eleição eletrônica, por meio de programas gratuitos que simulam um pleito oficial. Os alunos gremistas são direcionados pelos professores/orientadores a se manifestarem de forma proativa e participarem de projetos importantes para a escola e a comunidade em que vivem.

Grêmios estudantis. Durante a gestão atual do governo municipal, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Projetos Especiais, deu ênfase aos grêmios estudantis como forma de incentivar as atitudes de liderança. Eram apenas duas equipes na rede no início do mandato e, atualmente, todas as escolas de ensino fundamental contam com equipe representante. Os chamados Grupos de Liderança são compostos pelos Grêmios Estudantis, Jovens Empreendedores e Agentes de Meio Ambiente.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia