CIDADE

Projeto "Plástico NÃO é Vilão" arrecada e doa mais de mil fraldas para entidades filantrópicas em Uberaba

Iniciativa beneficiou o Sanatório Espírita de Uberaba e o Lar de Idosos Dona Inês Maria de Jesus

Publicado em 20/02/2020 às 18:37Atualizado em 18/12/2022 às 04:25
Compartilhar

Foto/Divulgação

Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande, o projeto “Plástico NÃO é Vilão” beneficiou o Sanatório Espírita de Uberaba e o Lar de Idosos Dona Inês Maria de Jesus com a doação de 1300 fraldas descartáveis.

Conforme a fundadora e tesoureira do Lar, Glória Maria da Silva, a entidade acolhe 43 idosos. “Cada idoso gasta, em média, quatro fraldas por dia, ou seja, são quase cinco mil por mês”, estima Glória.

Já o Sanatório Espírita de Uberaba atende 100 pacientes e utiliza cerca de 30 fraldas por dia. “São pessoas que vêm por meio de encaminhamento. Elas fazem o tratamento, que dura em média de 28 a 30 dias, e depois vão embora”, explica a nutricionista Laiene Alves.

O dinheiro usado na compra das fraldas provém da venda de 1.188,5 kg de plástico arrecadados por alunos de cinco instituições: escolas municipais Santa Maria, Professora Stella Chaves, Uberaba, Frei Eugênio e Escola Sesi “Alberto Martins Fontoura Borges”. O material foi vendido para a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu).

Segundo a presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Uberaba (Sindiplast) e vice-presidente da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, Miria Rezende, além das entidades filantrópicas, a Cooperu também foi beneficiada. “Um terço do dinheiro da venda do material retornou para eles”, ressalta. Ao todo, foram R$ 1.087,29, mais R$ 171,85 com a venda de latas de alumínio.

A campanha. Com o apoio do Sindiplast e da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Semed), a iniciativa foi apresentada a um grupo de 35 empreendedoras ligadas à Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, no ano passado, no mês da mulher.

Em maio, as madrinhas da campanha se reuniram com o promotor de Meio Ambiente, Carlos Valera, para alinhar as diretrizes. Em outubro, durante a 7ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg), a campanha teve início. A expectativa, conforme adianta Miria, é dar continuidade à atividade novamente, a partir do mês de março, agregando o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Material Elétrico e Fundição de Uberaba (Simefu), em razão das latas de alumínio.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por