CIDADE

Cidade terá semana para debater a saúde mental em outubro, a partir deste ano

A Semana Municipal da Saúde Mental vai acontecer em torno do dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado em 19/02/2020 às 22:01Atualizado em 18/12/2022 às 04:21
Compartilhar

A partir deste ano, Uberaba vai contar com uma semana dedicada à saúde mental. A data, prevista para ser realizada anualmente, foi inserida no Calendário Popular por meio de Projeto de Lei de iniciativa do vereador Alan Carlos da Silva (Patri), aprovado na semana passada pela Câmara Municipal. 

A Semana Municipal da Saúde Mental vai acontecer em torno do dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental. O objetivo é realizar ampla campanha de conscientização, orientar e esclarecer a população sobre as enfermidades relacionadas à saúde mental, buscando desmistificar rótulos pejorativos e afastar a discriminação dos portadores de doenças desta natureza.

Para Alan Carlos, é muito importante procurar discutir e diagnosticar corretamente as doenças mentais. “Cada vez mais os transtornos psicológicos estão presentes em nossa sociedade”, afirmou o vereador. Segundo ele, levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2014 revelou que uma em cada dez pessoas no mundo tem doença mental, número considerado bastante significativo.

“O objetivo é mobilizar as pessoas para a importância do diagnóstico com um profissional”, acrescentou. O vereador destacou, ainda, que o Brasil é o 8º lugar no mundo em número de suicídios e que, de acordo com a OMS, cinco milhões de pessoas estão em risco de depressão no país. 

O parlamentar defendeu que os órgãos de saúde, a escola e a sociedade se juntem para oferecer a prevenção e o apoio necessário, procurando sempre diagnosticar o problema de forma correta. Segundo Alan Carlos, os espaços escolares são fundamentais na questão da saúde mental.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por