CIDADE

Família autoriza doação e órgãos de criança de 4 anos salvam cinco vidas

A criança teve morte encefálica; foram salvas vidas em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em regiões do Triângulo Mineiro

Michelle Rosa
Publicado em 19/02/2020 às 15:51Atualizado em 18/12/2022 às 04:22
Compartilhar

Fotos/Divulgação Corpo de Bombeiros

Uma família de Araxá autorizou a doações de órgãos do filho de quatro anos. A captação foi realizada na manhã desta quarta-feira (19) no Hospital de Clínicas da UFTM. Segundo Ilídio Antunes, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HC-UFTM, a criança teve morte encefálica e a doação de seus órgãos salvou cinco vidas.

“Isso significa vida, nesse momento, que essa criança está salvando outras vidas, tendo em vista que foi possível fazer a captação do coração, que foi transplantado no Rio de Janeiro, os rins em Belo Horizonte e as córneas aqui na região do Triângulo Mineiro”, celebra o médico.

Os órgãos foram transportados em ambulância do Corpo de Bombeiros até o aeroporto de Uberaba, Mário de Almeida Franco, e de lá seguiram para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira e para Belo Horizonte em aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais.

“Este tipo de missão sempre mobiliza uma equipe grande numa corrente do bem. O tempo é muito relevante e a agilidade e o entrosamento de todos são fundamentais. Momento de agradecermos pela nobre atitude da família da criança doadora, que, mesmo neste momento difícil, vai salvar a vida da criança receptora”, comentou o tenente-coronel Anderson Passos, Comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba.

A captação acontece após o Ministério da Saúde autorizar a ampliação do quadro de transplantes realizados pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Agora, além de transplantes de rins, córneas, medula óssea autólogo e valva cardíaca, a unidade também transplanta ossos, tendões e ligamentos captados a partir de doadores cadáveres.

Os procedimentos vão beneficiar principalmente pacientes de Uberaba e da região Triângulo Sul de Minas Gerais, composta por 27 municípios, para a qual o Hospital de Clínicas é referência em alta e média complexidade.

Em 2019, a equipe de transplantes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) captou 83 órgãos. O número abrange coletas realizadas no HC-UFTM e na Fundação Municipal Hospitalar João Henrique do Garimpo (FMH-JHG), da cidade de Conceição das Alagoas.

Ao todo foram doados 63 córneas, 13 rins, 6 fígados e 1 pâncreas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por