CIDADE

Bar do Mercês é desinterditado e já pode reabrir as portas em Uberaba

Questões sanitárias mais urgentes foram sanadas; quanto às outras, o estabelecimento terá vinte dias para solucioná-las

Raiane Duarte
Publicado em 18/02/2020 às 17:00Atualizado em 18/12/2022 às 04:19
Compartilhar

Estabelecimento fechado após operação no início do mês, localizado no bairro Mercês em Uberaba, foi desinterditado pela Vigilância Sanitária (ViSa) nesta segunda-feira (17) e está apto para voltar a abrir ao público. O bar foi interditado no dia 6 deste mês, após inúmeros produtos impróprios para consumo serem localizados. A ViSa entrou no caso na segunda-feira passada, dia 10; até então o local estava interditado pelo Procon Estadual.

Entenda a desinterdição

Segundo o chefe da ViSa, Marcos Ribeiro, a interdição foi feita porque haviam itens com risco iminente na visão sanitária, que foram os causadores da notificação e interdição. Sanados esses riscos iminentes foi feita a desinterdição.

A avaliação sanitária ocorre da seguinte forma: são elencados os riscos iminentes ou de maior gravidade, que devem ser solucionados em 48h. Para o restante é dado o prazo máximo de 20 dias para regularização. Tudo isso dentro da avaliação de risco. Nesta segunda-feira (17), as questões urgentes foram regularizadas e começou a valer o prazo de 20 dias.

Ainda segundo Ribeiro, a ViSa vai manter o monitoramento até todas as adequações serem realizadas. “Entramos no estabelecimento, acompanhamos o descarte dos produtos vencidos e fizemos as análises higiênico-sanitárias. A preocupação que tivemos foi na cozinha por alguns fatores. Nesses fatores analisamos os riscos e os iminentes fizemos a notificação para adequar”, explicou.

Dados apontados pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Uberaba) apontam que haviam 420 cervejas artesanais de marcas variadas, 690 litros de chope e outros 37 quilos de alimentos diversos impróprios para o consumo no local.

Foto/Divulgação

O proprietário do estabelecimento teve a prisão ratificada e foi encaminhado para a Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira. Todavia, ele foi solto pouco tempo depois, após Justiça expedir um alvará de soltura. O autor tinha sido preso em flagrante pelo crime contra relações de consumo.

Carnaval

O empresário também havia sido o vencedor da modalidade “Food Truck” para comércio de alimentos durante o carnaval deste ano. Em nota distribuída no dia 11, a Fundação Cultural de Uberaba afirmou que estava analisando a participação do dono do bar no evento. A reportagem entrou em contato com a assessoria da FCU, hoje (18), para verificar a situação e foi informada que a questão segue em análise.

Atuação de outros órgãos

Na última semana, a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) emitiu nota à imprensa sobre o andamento da questão. Segundo o Procon, toda coordenação da operação, inclusive lavratura de auto de infração e condução à autoridade policial, ocorreu por parte do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais. “O Procon Uberaba segue prestando apoio às equipes estaduais no que concerne ao caso, não estando autorizado a prestar informativos sobre os procedimentos e detalhes da operação que tem coordenação do Ministério Público de Minas Gerais”, pontuou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por