CIDADE

Secretário descarta suspensão de cirurgias eletivas e diz que prioridade em Uberaba é para atendimentos de urgência

Daniela Brito
Publicado em 17/02/2020 às 15:20Atualizado em 18/12/2022 às 04:20
Compartilhar

Arquivo JM

Atendimentos de urgência e emergências serão prioridade até o final do carnaval e festejos de aniversário da cidade nos hospitais de Uberaba. Esta orientação foi repassada a todos dos gestores hospitalares e deve permanecer até o dia 3 de março. A expectativa é que até 100 leitos estejam livres no período.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, a medida, que nada mais é que uma reserva técnica de leitos e que pode ser ainda chamada de “Operação Carnaval”, visa garantir a segurança pois a cidade é referência no atendimento a urgências e emergências em toda a região do Triângulo Sul.

“Estamos, por precaução, realizando uma medida de retaguarda, visando a disponibilidade e reserva de leitos durante todo período de carnaval e pós carnaval e, ainda, priorizando as urgências e emergências. É um trabalho de planejamento para dar suporte a toda a população”, diz.

“Isso não significa, segundo o secretário, que as cirurgias eletivas estão suspensas no município, como vem sendo ventilado por profissionais da área médica da cidade”, acrescenta.

No entanto, Iraci Neto acredita que entre a sexta-feira de carnaval até o feriado de aniversário da cidade, no dia 2 de março, os médicos dos hospitais credenciados dificilmente vão realizar esses tipos de procedimentos pois grande parte dos profissionais viaja neste período.

A medida, inclusive, foi repassada para todos gestores, diretores e técnicos de hospitais credenciados pelo município, durante o treinamento para o processo de implantação do SisReg (Sistema de Regulação Hospitalar e Ambulatorial do Ministério da Saúde), que ocorreu durante três dias no Hospital Regional José de Alencar.

“Pode ser que, ao repassar esta medida, as informações tenham chegado de forma desencontrada para os médicos, que interpretaram equivocadamente esta reserva técnica de leitos”, avalia. Iraci revela ainda que a mesma diretriz ocorreu no final do ano, durante os festejos de natal e ano novo. Regulação hospitalar

Iraci Neto aproveita o período de pré-carnaval para conhecer cidades que já utilizam o SisReg (Sistema de Regulação Hospitalar e Ambulatorial do Ministério da Saúde). O sistema vai interligar toda a rede municipal de saúde, desde as UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) até os hospitais contratados pela Secretaria de Saúde.

Esta semana, acompanhado por uma equipe de dois técnicos da pasta, ele viaja para o sul, para conhecer locais onde é operado o SisReg. “Vamos em algumas cidades até por recomendação do próprio Ministério da Saúde”, explica.

De acordo com ele, o sul é uma das regiões mais aprimoradas que operam o SisReg. O grupo irá percorrer cidades no entorno de Florianópolis (SC). “Vamos conhecer como foi que estas cidades aprimoraram o sistema de regulação para trazer o que é de melhor para Uberaba”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por