CIDADE

Escola municipal é escolhida para participar de programa piloto do Banco Central

O objetivo é implementar nas escolas estaduais e municipais de ensino fundamental a educação financeira como tema transversal

Publicado em 14/02/2020 às 19:43Atualizado em 18/12/2022 às 04:15
Compartilhar

A Escola Municipal Professor Anísio Teixeira foi a única selecionada de Uberaba para participar de projeto piloto financiado pelo Banco central do Brasil. A diretora, Edna Chimmango e a chefe da seção de Ensino Fundamental, Miriã Barbosa, participaram do encontro do Programa Aprender Valor, em Belo Horizonte.

O objetivo é implementar nas escolas estaduais e municipais de ensino fundamental a educação financeira como tema transversal. Farão parte do Programa 108 escolas mineiras. O termo de cooperação técnica não envolve repasse de recursos financeiros e será desenvolvido até 2022.

Edna considera que a escolha da escola como sede do projeto em Uberaba foi fruto de trabalho desenvolvido em diversas frentes com a comunidade escolar e com parcerias fortes voltadas para a educação financeira, como com o Sebrae, com a UFTM, com o IFTM e com os Grupos de Liderança. Ela também cita que, devido às baixas condições socioeconômicas da maioria dos alunos, a equipe gestora da escola e os professores procuraram cursos e formações direcionados às finanças. A partir disso, houve a manifestação do desejo da escola se transformar em espaço de formação mais amplo para os aprimoramentos dos conhecimentos financeiros.

“É o ensino público municipal dando mais um passo para a formação integral dos nossos alunos, com a oportunidade de ofertar uma educação cada vez mais pautada na realidade socioeconômica do nosso aluno”, completa a diretora.

O programa

É parceria do Banco Central do Brasil com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça para ensinar Educação Financeira a alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, a partir de abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo o Banco Central, pesquisas realizadas nos últimos anos desenham um cenário desalentador em relação ao estado da educação no Brasil, incluindo a educação financeira. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que apenas 11,9% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental alcançam os níveis de aprendizagem adequada em português, e apenas 15,5%, em matemática – situação que se agrava no 9º ano, em que apenas 4,5% dos estudantes demonstram níveis adequados de aprendizagem em matemática. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por