CIDADE

Sind-UTE confirma paralisação dos educadores na rede estadual a partir de hoje

A categoria votou indicativo de greve na semana passada; a expectativa do sindicato é de adesão das 40 escolas estaduais em Uberaba

Michelle Rosa
Publicado em 10/02/2020 às 17:02Atualizado em 18/12/2022 às 04:11
Compartilhar

A partir desta terça-feira (11), os trabalhadores da educação da rede estadual vão entrar em greve por tempo indeterminado. A expectativa do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) é de adesão das quarenta escolas estaduais de Uberaba.

A decisão foi tomada na semana passada após encontro da categoria em assembleia geral na capital, Belo Horizonte, para cobrar pagamento salarial dos profissionais da educação.

Segundo a coordenadora do Sind-Ute em Uberaba, Maria Helena Gabriel, a greve é para cobrar o cumprimento da lei estadual 21.710/2015 e da Constituição estadual que prevê o pagamento do piso salarial.

“Estamos fazendo o trabalho que temos que fazer. Visitamos todas as escolas e estamos conversando sobre as dificuldades que estamos enfrentando. E sentimos que estão todos propensos à adesão e estão vendo como as coisas estão sérias”, destaca a coordenadora.

A categoria exige também isonomia no tratamento, determinando que a Educação seja equiparada à Segurança Pública e à Saúde, por exemplo. O pagamento dos salários em uma única parcela até o quinto dia útil e o fim das políticas que, conforme os profissionais, têm dificultado o acesso à educação pública em Minas e gerado desemprego.

Uma assembleia será realizada nesta quarta-feira (12) às 17h, com os profissionais da educação de Uberaba. No dia 14, sexta-feira, o encontro será realizado em Belo horizonte para decidir os rumos do movimento.

Questionada sobre o assunto a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) diz que "respeita o direito constitucional de greve dos servidores da Educação do Estado e reitera que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais". Ainda de acordo com a nota,  "várias agendas foram realizadas, ao longo de 2019, com os representantes das entidades sindicais e do Governo do Estado nas quais assuntos da área da educação foram debatidos. A SEE/MG reforça que os canais de diálogos continuarão abertos para que as reivindicações da categoria possam ser apresentadas e debatidas", diz

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que vem recebendo e dialogando com representantes dos sindicatos de todas as categorias. "Até o momento, 70% dos servidores da Educação receberam o 13° salário integral. Para concluir o pagamento e pôr fim ao parcelamento de salários por seis meses, o Governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio. A Seplag informa ainda que a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional", conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por