CIDADE

Vigilância Sanitária monitora venda de remédios com possível contaminação

Cerca de 120 estabelecimentos de Uberaba serão visitados

Marília Mayer
Publicado em 28/01/2020 às 17:21Atualizado em 18/12/2022 às 03:52
Compartilhar

Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) notificaram todas as farmácias e drogarias de Uberaba para tirarem de circulação medicamentos à base de cloridrato de ranitidina até que todos passem por inspeção.

Segundo o chefe do departamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marcos Ribeiro, as equipes começaram o trabalho no início da semana e vão visitar cerca de 120 estabelecimentos da cidade.

A ação segue determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada na sexta-feira (17). O órgão emitiu comunicado proibindo a venda de 225 lotes do remédio até que se faça a troca ou o recall do produto.

Em setembro do ano passado, a Anvisa detectou a presença de uma substância potencialmente cancerígena, chamada nitrosamina, acima dos níveis tolerados na ranitina importada de um laboratório indiano. A empresa é fornecedora de 24 fabricantes brasileiros.

Por conta disso, a agência suspendeu, preventivamente, a importação e comercialização do produto vendido pela empresa indiana. Ainda, todos os laboratórios brasileiros que importaram a substâncias deverão fazer testes para detectar se houve a contaminação do medicamento.

Embora a classificação como possível causador de câncer em humanos, a nitrosamina representa um risco imediato à saúde somente se consumida por longos períodos.

Mesmo assim, a orientação da Visa é para que as pessoas que estão tomando o remédio procurem o médico. O cloridrato de ranitidina é um protetor gástrico receitado para tratamentos de úlceras e esofagites.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por