JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de fevereiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Seds acompanha pessoas em situação de rua para evitar que fiquem na chuva

Não houve casos de desabrigamento em Uberaba, porém há um plano de tratamento caso ocorra

24/01/2020 - 14:21:23. - Por Raiane Duarte Última atualização: 24/01/2020 - 14:25:52.

Com o período de chuvas, Uberaba registra um número histórico de volume de água. Além de alagamentos, a temporada de chuva pode agravar a condição de pessoas em situação de rua ou desabrigar famílias.

A Secretária de Desenvolvimento Social (Seds) está fazendo uma abordagem de monitoramento parecida com a realizada no inverno. “No caso das pessoas em situação de rua que são de fora de Uberaba, temos a casa do Migrante Itinerante que fica no Pontal. Já as pessoas que são nascidas em Uberaba há os convênios com as instituições que abrigam e que passamos o recurso mensalmente”, explica o secretário, Marco Tulio Cury.

Cury ainda explica que as equipes da Seds passam pelos locais onde as pessoas em situação de rua costumam ficar e os convidam para ir para instituição, pois não se pode obrigar. “É uma luta constante tentar colocá-los nesse suporte, mas eles não ficam em área de chuva. Pedimos para que não doem nada na rua”, solicita.

A chuva e os ventos também pode causar estragos em residências e desabrigar. O secretario explica que não houve casos de desabrigamento em Uberaba, porém há um plano de tratamento caso ocorra. “Na situação dos desabrigados por causa da chuva acompanhamos de perto quando ocorre. Se precisar iremos arrumar o local para acolher, como a Casa de Passagem. A Defesa Civil junto com a Seds dá essa atenção”.

Caso alguma família não esteja necessariamente desabrigada, mas seja prejudicada por algum alagamento é possível procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ao local e solicitar auxílio.

A abordagem social atende das 7 às 18 horas e das 18h30 a 00h30, além de plantões nos finais de semana e feriados, das 9 horas às 23 horas, com circulação pela cidade e atendimento por equipe de assistência. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia