CIDADE

Apesar de reclamações dos moradores, Fundação descarta transferir Carnaval da Mogiana

Local deve receber iluminação de LED e maior estrutura para segurança dos foliões

Jefferson Genari
Publicado em 22/01/2020 às 07:55Atualizado em 18/12/2022 às 03:43
Compartilhar

Arquivo JM

Em anos anteriores, a festa foi feita no Parque do Paço, nas proximidades do novo Fórum, mas também encontrou dos vizinhos

Em 2020 Uberaba comemora o seu bicentenário e a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural preparam uma programação especial para as comemorações. Entre elas está um dos eventos mais pedidos pela populaçã o Carnaval.

Neste ano, o local escolhido foi a Mogiana, que receberá, em dois dias de shows, a banda Tchakabum e o cantor Jorge Aragão. Contudo, a escolha não agradou moradores próximos à praça. Alguns dos descontentes se mobilizaram nas redes sociais levantando a possibilidade de elaboração de abaixo assinado a ser enviado ao prefeito Paulo Piau pedindo a mudança da festa para outro lugar.

A troca, no entanto, está completamente descartada, segundo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ronaldo Amâncio. Ele enaltece a importância do evento, sobretudo por ser um pedido da população. Além disso, Amâncio aposta na movimentação da economia da região, pois muitos que iriam para cidades vizinhas devem aproveitar a folia em Uberaba. “Nós não recebemos esse abaixo assinado até agora, porém, não há como guardar toda a população. Entendo a população da região, é um direito fazer as reclamações porém, o carnaval é a maior festa popular do mundo. Ao me ver, temos que respeitar as pessoas, mas a cidade escolheu o local por ser um lugar grande, de fácil acesso e com a possibilidade de montar uma segurança adequada”, avalia o presidente da FCU.

Vale lembrar que em anos anteriores, a festa foi feita no Parque do Paço, nas proximidades do novo Fórum, mas também encontrou resistência dos vizinhos. Um dos locais mais ventilados pela população para abrigar festas do porte do Carnaval é o Centro Park, na Univerdecidade, que não tem vizinhança de moradores, além de ter sido criada área para grandes eventos por lá. Nesse sentido, Amâncio salienta que a escolha de onde os eventos vão acontecer na cidade depende de vários fatores e em cada um deles é feita uma análise das possibilidades. No caso do Carnaval, o presidente da FCU defende a escolha da Mogiana pela facilidade de locomoção para atender os foliões. Para os dois dias, espera-se que 15 mil pessoas passem pela Mogiana.

Ronaldo Amâncio adiantou com exclusividade para o JM Online algumas das novidades da festa momesca deste ano em Uberaba. Segundo ele, será feito um cerco especial onde a entrada e saída serão apenas em um local de acesso, para maior controle e segurança adequada do público. Além disso, está sendo estudada uma forma de permitir que a população chegue de forma mais fácil na Mogiana, com a possibilidade do intensificar a disponibilização de transporte coletivo para a região. Outra novidade que pode agradar os foliões é que o entorno da Mogiana deve ganhar iluminação de LED para as festividades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por